Avenida Curitiba, 65 - Centro - CEP 86830-000 - Rio Bom - Paraná | (43) 3468-1123
Acessibilidade

GALERIA DE EVENTOS

Dia Internacional da Mulher

Acesse a matéria aqui!

 

8 DE MARÇO

Semana de eventos celebra o Dia Internacional da Mulher

 

O Centro de Referência à Assistência Social (CRAS) Dr. Zilda Arns Neumann de Rio Bom, com a participação das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Saúde, deram início, nesta segunda-feira (6), a um evento comunitário para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março. Na ocasião, vários serviços (em sua maioria, realizados por voluntários) foram prestados para as mulheres da comunidade.

 

AMOSTRA DE SERVIÇOS OFERTADOS PELO CRAS – Os assistentes sociais Alessandro Calcanhi e Vanessa Ribeiro, do CRAS Dr. Zilda Neumann Arns, realizaram panfletagem sobre os direitos da mulher. “Os principais objetivos do evento foram promover a autoestima da mulher e demonstrar a importância da sua participação ativa na sociedade”, explicou Alessandro.

 

EXAME DE MAMAS - A enfermeira Rosana Campos orientou as mulheres sobre a importância do exame das mamas, utilizando a mama amiga. “A palpação deve ser realizada após o período menstrual, facilitando a detecção precoce de alguma alteração que possa ter na mama, como caroço, perda de secreção papilar, alteração na anatomia”, explicou Rosana. Também foi oferecida a coleta de Citologia Oncótica (exame preventivo do Papa Nicolau), que será realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS), de acordo com o agendamento para os dias: quarta-feira (8), o dia todo e quinta-feira, pela manhã. As pacientes interessadas devem levar RG, CPF e Cartão SUS.

 

LIMPEZA DE PELE – A técnica foi aplicada pelas voluntárias Dulcineia Menegazzo e Sidemar Ribeiro. “Os objetivos principais são clarear a pele, deixa-la macia e promover o seu rejuvenescimento”, explicou Dulcineia. “Nós lavamos a pele com sabonete, para retirar todas as impurezas, esfoliamos a pele, em seguida, para retirar as células mortas. Depois, tonificamos a pele, para fazer uma limpeza profunda e, por fim, utilizamos argila, para suavizar a pele”, salientou a voluntária.

 

MEDIDA DE PRESSÃO ARTERIAL – Também foram mesuradas pressão arterial, peso e altura, usando os mesmos critérios de avaliação, na qual os casos alterados serão encaminhados para uma avaliação minuciosa na Unidade Básica Saúde (UBS).

 

TÉCNICAS DE MANICURE – As voluntárias Angélica Luiza da Silva, Gessyka Mara e Eliane Mendes ofereceram o trabalho de manicure, envolvendo três técnicas: limpeza, lixação e esmaltação. Para Angélica, que já trabalha como voluntária na ONG Indebrás, a ação foi gratificante. “Além de poder ofertar beleza estética para essas mulheres, podemos levantar a autoestima delas, por meio do diálogo”, disse Angélica.

 

TESTE PARA DETECÇÃO DE DIABETES – “O exame busca constatar, por meio de amostras de sangue, se os níveis de glicemia (açúcar no sangue) estão dentro dos parâmetros considerados normais. O paciente, cujo resultado deu alterado, após a anamnese, realizada pela enfermeira (considerando se a pessoa é diabética, o horário da última refeição, entre outros pontos importantes), é encaminhado para a Unidade Básica de Saúde (UBS) para a realização do teste em jejum”, explicou a enfermeira Rosana Campos, quem realizou os exames.

 

TESTE DE HEPATITE B E C, HIV E SÍFILIS (VDRL) – Os testes foram realizados pela farmacêutica Dra. Mariele Puhl. Segundo ela, nos últimos anos, o país tem registrado um alto índice de pessoas com Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde alerta e previne a população sobre os riscos dessas doenças. “O Pronto Atendimento Municipal (PAM) oferta exames gratuitamente para a população. Procure o PAM e previna-se”, alertou Mariele.

 

Mais de 130 pessoas participaram do primeiro dia do evento. Além dos atendimentos gratuitos, foi realizado um sorteio de brindes, doados por alguns membros do município e realizada uma sessão de exercícios físicos, pelo educador físico Herick Datoli.

 

Para a Secretária da Assistência e Promoção Social, Marlene Norbiato, o número de participantes foi expressivo. “É uma alegria muito grande para nós, da Secretaria da Assistência Social, ver que as mulheres do nosso município aceitaram o convite para esse evento, que foi realizado com muito carinho para elas próprias”, afirmou a secretária.


Última atualização do site: 02/03/2020 - 13:15:29