GALERIA DE EVENTOS

Outubro Rosa 2018

Autarquia Municipal de Saúde reúne 200 pessoas em evento de prevenção ao câncer da mulher

 

Mesmo com tempo chuvoso, o evento reuniu dezenas de pessoas e contou com o apoio e a presença de representantes da 16ª Regional de Saúde

 

O Centro Social Urbano foi palco, na noite desta quarta-feira (24), do evento, em alusão ao “Outubro Rosa”, mês dedicado à luta pela saúde da mulher, especialmente a luta do câncer de mama. O evento foi organizado pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS-RB), por meio do NASF e da ESF, em parceria com a Secretaria da Assistência Social, e reuniu mais de 200 pessoas, entre elas o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT) e representantes da 16ª Regional de Saúde.

 

Na abertura, o prefeito Ene ressaltou o papel de heroína das mulheres, sobretudo na contemporaneidade, na qual elas são responsáveis por inúmeros papéis na sociedade. “Dizem que o sexo frágil é o feminino, mas as mulheres desempenham suas funções profissionais, a de mãe, muitas vezes a de pai, além de que cuidam mais de si mesmas que os homens. Elas são mais que “super”, como diz a estampa da camiseta [personalizada do outubro rosa]”, enfatiza o prefeito.

 

Algumas mulheres da plateia foram convidadas, pela odontóloga aposentada Aparecida Ayako Shiratori Yamaguti, por meio de uma dinâmica, a contar alguma dificuldade já enfrentada por elas. A aposentada Geraldina Miranda Ferreira venceu um câncer há 15 anos. “Foi uma luta incansável. Sofri muito, é verdade, mas, com coragem, esperança e muita fé em Deus, consegui “lidar” com a doença”, explica.

 

A primeira dama, Marlene Norbiato, superou os medos que passou antes, durante e depois de uma cirurgia bariátrica. “Enfrentei os medos de enfrentar uma mesa de cirurgia arriscada com muita determinação e com a força divina. Eu precisava passar por esse processo e passei, graças a Deus. Afinal, o que nós temos que passar, ninguém passa por nós”, afirma.

 

“O objetivo dessa dinâmica foi compartilhar histórias de superação para encorajar outras mulheres a, também, vencer seus obstáculos na vida e não perder a força interior de poder recomeçar quando for preciso”, disse Aparecida.

 

Para enfatizar o tema, a enfermeira Mércia Aparecida de Paula, do CISVIR, ministrou uma palestra sobre o nascimento da campanha “Outubro Rosa” e sobre a prevenção dos cânceres de mama e colo de útero. Na ocasião, ela indicou os fatores de risco, como fazer a detecção precoce da doença e reforçou a importância do autoexame. “Ao sentir qualquer sintoma, por mínimo que seja, deve ser levado ao conhecimento médico”, reforça Mércia.

 

De acordo com a enfermeira, realizar exames regularmente, aliados a uma boa alimentação e à prática de exercícios físicos são fatores que auxiliam na prevenção dos cânceres. “Vamos viver o presente e deixemos o futuro. A vida fica mais leve e evitamos o risco de contrairmos doenças. Afinal, o emocional também nos previne delas, sobretudo dos cânceres”, alerta Mércia.

 

Ao final do evento, houve um saboroso lanche, bingo e show de prêmios. De acordo com Leandro Benedito, coordenador da ESF, o evento surpreendeu as expectativas. “Não esperávamos um público tão grande. Ficamos muito contentes com a adesão da população em eventos de extrema importância como esse, que auxilia na melhoria da qualidade de vidas das pessoas”, afirma Leandro.

 

 


Última atualização do site: 02/03/2020 - 13:15:29