Navegue Enquete

Última Atualização do site:

03/04/2020 18:13:14

GALERIA DE EVENTOS
Autarquia Municipal mobiliza população para Outubro Rosa

Show de prêmios, interatividade, palestras, show ao vivo, apresentações artísticas, um delicioso lanche e casa cheia. Foi assim o evento, realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Autarquia Municipal de Saúde e da secretaria municipal de Assistência Social, para as mulheres do município, em virtude da campanha Outubro Rosa – que promove ações de combate ao câncer de mama.  O evento foi realizado no dia 25 de outubro, no centro social, e reuniu 257 pessoas, entre mulheres e autoridades do município, como o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PSB), do diretor da USF, João Mendes, vereadores e secretários.

 

A programação do evento foi aberta às 19h, com a apresentação do “Balé Infantil”, coordenado pelas professoras Cinara Bertolin Vanzella e Rubiane França, seguida da dinâmica “A Mulher É”, com a chefe da Divisão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) da 16ª Regional de Saúde, Cleusa Bertoni e a história de superação, pra lá de especial, da professora de canto e violão, Michele Costa, de Arapongas. Na ocasião, ela encantou a todos com a sua luta contra o câncer de mama.

 

Na sequência, a enfermeira Sabrina Kuniczki, da 16ª RS, deu uma palestra sobre detecção precoce do câncer de mama. Para a enfermeira de Rio Bom, Rosana Campos, Outubro Rosa é o ano todo. “Trabalhamos em parceria com os agentes de saúde, fizemos uma busca ativa a procura das mulheres que ainda que ainda não haviam feito preventivo e disponibilizamos quase 200 vagas de coleta de preventivo, como de mamografia. Trabalhamos por um atendimento humanizado e respeitoso para que elas se sintam a vontade e tenham confiança para voltar em busca do diagnóstico”, disse Rosana.

 

Você sabe o que é Outubro Rosa?

 

Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.

 

Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

 

Sobre o câncer de mama

 

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

 

A importância da mamografia

 

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

 

História

 

O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado "Corrida pela cura" que aconteceu em Nova Iorque, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

 

O evento ocorria sem que houvessem instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

 

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo. Com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

 

A partir de 2008, iniciativas como essa tornaram se cada vez mais frequentes. Diversas entidades relacionadas ao câncer passaram a iluminar prédios e monumentos, transmitindo a mensagem: a prevenção é necessária.

 FOTOS
Autarquia Municipal mobiliza população para Outubro Rosa Autarquia Municipal mobiliza população para Outubro Rosa Autarquia Municipal mobiliza população para Outubro Rosa Autarquia Municipal mobiliza população para Outubro Rosa
Autarquia Municipal mobiliza população para Outubro Rosa Autarquia Municipal mobiliza população para Outubro Rosa Autarquia Municipal mobiliza população para Outubro Rosa Autarquia Municipal mobiliza população para Outubro Rosa
Autarquia Municipal mobiliza população para Outubro Rosa Autarquia Municipal mobiliza população para Outubro Rosa Autarquia Municipal mobiliza população para Outubro Rosa Autarquia Municipal mobiliza população para Outubro Rosa
Autarquia Municipal mobiliza população para Outubro Rosa Autarquia Municipal mobiliza população para Outubro Rosa
 VÍDEOS

Horário de Atendimento: 8:30 ás 11:30 - 13:00 ás 17:00

  Ingá Informática e Comunicação