Navegue Enquete

Última Atualização do site:

11/12/2018 23:27:32

SECRETARIAS / Saúde
 
Autarquia Municipal de Saúde
E-mail: lucianocesar107@riobom.pr.gov.br
Responsável:  Luciano Cesar Ferreira
Telefones:
(43) 3468-1360

São inegáveis os avanços alcançados pelo SUS, os quais repercutiram de forma muito importante sobre a saúde da população. A expansão da atenção primária, a eliminação e controle de doenças de grande impacto sobre a saúde da população e a redução da mortalidade infantil são exemplos que atestam as conquistas já registradas. Há, todavia, enormes desafios que requerem medidas estruturantes, capazes de assegurar a continuidade das conquistas e permitir o enfrentamento de desafios urgentes, de que são exemplos o envelhecimento populacional e as causas externas de morbidade e mortalidade, como os acidentes – sobretudo de trânsito – e a violência interpessoal (Plano Nacional de Saúde – PNS, 2012-2015).

Da mesma forma, Rio Bom apresentou grandes conquistas para a saúde pública nos últimos anos, das quais pode-se destacar, entre outras, a expansão da atenção primária e especializada ambulatorial, ampliação e estruturação das unidades de saúde, a implantação de linhas de cuidado.

Contudo, como em outras regiões do Brasil, enormes desafios se impõem para a gestão da saúde pública de Rio Bom, devido à transição demográfica, com o acentuado envelhecimento da população, e a atual situação epidemiológica da cidade, havendo a necessidade de um novo modelo de atenção e a reorganização das suas redes de saúde.

Em países ou regiões que fizeram a transição epidemiológica clássica onde vige uma situação de acumulação epidemiológica ou de dupla carga das doenças com predomínio relativo das condições crônicas, o mais grave problema dos sistemas de saúde está na incoerência entre esta situação epidemiológica e o modelo de atenção à saúde hegemônico, que se caracteriza pela fragmentação do cuidado e pelo foco nas condições agudas.

Ao longo do tempo o modelo vigente se organizou mais pelo modelo econômico vigente do que as necessidades em saúde, onde a lógica é tratar a doença e não cuidar da saúde. Daí um sistema que funciona com base nos sintomas, médico-centrado, hospitalocêntrico. A razão é muito mais um modelo econômico do que uma proposição "técnica" do campo da saúde para atender majoritariamente às condições agudas ou agudizadas de saúde em serviços de alta densidade tecnológica. Isto fica evidente ao analisarmos a insuficiência de acesso a atenção primária, a situação de sobrecarga nas portas de urgência, a dificuldade de acesso a consultas e procedimentos eletivos em algumas especialidades e o elevado número de internações de urgência ou urgencializadas.

Estes dados demonstram fragilidade na formação de vínculo dos usuários na atenção primária, uma fragmentação da rede com a atenção isolada nos seus componentes sem a visão sistêmica e uma fragilidade das estratégias que regem a transição do cuidado no sistema de saúde municipal.

O Plano Municipal de Saúde tem por finalidade apresentar o planejamento da Secretaria Municipal de Saúde para o quadriênio 2014-2017, sendo o instrumento norteador das ações a serem realizadas neste período. O principal objetivo é a qualificação permanente do Sistema Único de Saúde.

A análise situacional do plano seguiu o modelo do Plano Nacional de Saúde 2012 - 2015, com a divisão entre quatro eixos: CONDIÇÕES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO; DETERMINANTES E CONDICIONANTES DE SAÚDE; ACESSO, AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE e GESTÃO EM SAÚDE.

A discussão iniciou-se em 2013, através da formação de grupos por eixo, onde participaram diversas coordenações, trabalhadores da Secretaria Municipal da Saúde e o Controle Social. Foram levantados dados e construídos textos com a finalidade de analisar a cidade, com o recorte por raça/cor/etnia, faixa etária, sexo e Distrito Sanitário, sempre que fosse possível.

Durantes este anos foram discutidos em reuniões com ampla participação de gestores, trabalhadores, usuários, conselheiros e representantes das instituições de ensino na Regional de Saúde. As metas foram elaboradas possibilitando a transversalidade dos setores que compõe a SMS, em consonância com a situação atual de saúde do Município.

O Município elaborou o Plano plurianual de Saúde foi em consonância com o Plano Plurianual de Governo (PPA), de forma a subsidiar a elaboração deste. A partir deste momento, haverá alinhamento entre as ações estratégicas da Secretaria da Saúde com as ações intersetoriais do Plano de Governo e, posteriormente, com a sua execução orçamentária.

 
 
 
NOTÍCIAS
28/11/2018 - AMS realiza arrastão com apoio da "Monteiro Lobato"

Comunicação   A Autarquia Municipal de Saúde (AMS-RB), por meio das Agentes de Combate à Endemias (ACEs), realizou um arrastão para eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zyka vírus, chikungunya e febre...

 
20/11/2018 - Comitê Municipal de Combate à Dengue ser reuni para avaliação e planejamento de ações

Comunicação   O Comitê Municipal de Combate à dengue se reuniu, na manhã dessa segunda-feira (19), com o prefeito municipal e com a Associação “Recicla Rio” para avaliar as ações desenvolvidas e planejar novas...

 
14/11/2018 - ACE realiza ação de combate ao mosquito em dia de finados

Comunicação   Com as altas temperaturas e as chuvas torrenciais dos últimos dias, a equipe de Agentes de Combate a Endemias (ACEs) aproveitaram o Dia de Finados para intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti no município, tendo em...

 
25/10/2018 - Autarquia Municipal de Saúde reúne 200 pessoas em evento de prevenção ao câncer da mulher

Comunicação   O Centro Social Urbano foi palco, na noite desta quarta-feira (24), do evento, em alusão ao “Outubro Rosa”, mês dedicado à luta pela saúde da mulher, especialmente a luta do câncer de mama. O evento foi organizado pela...

 
23/10/2018 - Prefeitura realiza torneio de futebol para servidores públicos

Comunicação   Para comemorar o Dia do Servidor Público (28/10), a Prefeitura Municipal realizou, nesse domingo (21/10), o 1º Torneio Quadrangular de Futebol dos Servidores Municipais de Rio Bom. Participaram da competição as equipes da Autarquia...

 
Ver Todas
 
 

Horário de Atendimento: 8:30 ás 11:30 - 13:00 ás 17:00

  Ingá Informática e Comunicação