Navegue Enquete

Última Atualização do site:

11/12/2018 23:27:32

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Visualizada 117 vezes
OUTUBRO ROSA
Autarquia Municipal de Saúde reúne 200 pessoas em evento de prevenção ao câncer da mulher
Mesmo com tempo chuvoso, o evento reuniu dezenas de pessoas e contou com o apoio e a presença de representantes da 16ª Regional de Saúde
 
Quinta-feira, 25 de outubro de 2018
 
Evento em alusão ao Outubro Rosa reúne mais de 200 pessoas
Evento em alusão ao Outubro Rosa reúne mais de 200 pessoas
João Mendes, diretor da Unidade de Saúde da Família (USF)
Aparecida Ayako Shiratori Yamaguti, odontóloga aposentada, propôs uma dinâmica de entusiamo e força de vontade para as mulheres
Alguns prêmios foram sorteados para o público. No prêmio do bingo, uma caixa de frutas para incentivar a boa alimentação
Palestra sobre prevenção ao câncer da mulher com a enfermeira Mércia de Paula
Equipe da 16ª Regional de Saúde

Comunicação

 

O Centro Social Urbano foi palco, na noite desta quarta-feira (24), do evento, em alusão ao “Outubro Rosa”, mês dedicado à luta pela saúde da mulher, especialmente a luta do câncer de mama. O evento foi organizado pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS-RB), por meio do NASF e da ESF, em parceria com a Secretaria da Assistência Social, e reuniu mais de 200 pessoas, entre elas o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT) e representantes da 16ª Regional de Saúde.

 

Na abertura, o prefeito Ene ressaltou o papel de heroína das mulheres, sobretudo na contemporaneidade, na qual elas são responsáveis por inúmeros papéis na sociedade. “Dizem que o sexo frágil é o feminino, mas as mulheres desempenham suas funções profissionais, a de mãe, muitas vezes a de pai, além de que cuidam mais de si mesmas que os homens. Elas são mais que “super”, como diz a estampa da camiseta [personalizada do outubro rosa]”, enfatiza o prefeito.

 

Algumas mulheres da plateia foram convidadas, pela odontóloga aposentada Aparecida Ayako Shiratori Yamaguti, por meio de uma dinâmica, a contar alguma dificuldade já enfrentada por elas. A aposentada Geraldina Miranda Ferreira venceu um câncer há 15 anos. “Foi uma luta incansável. Sofri muito, é verdade, mas, com coragem, esperança e muita fé em Deus, consegui “lidar” com a doença”, explica.

 

Foto: Comunicação/PMRB - D. Geraldina conta como foi a luta contra o câncer, há 15 anos

 

A primeira dama, Marlene Norbiato, superou os medos que passou antes, durante e depois de uma cirurgia bariátrica. “Enfrentei os medos de enfrentar uma mesa de cirurgia arriscada com muita determinação e com a força divina. Eu precisava passar por esse processo e passei, graças a Deus. Afinal, o que nós temos que passar, ninguém passa por nós”, afirma.

 

Foto: Comunicação/PMRB - Primeira dama, Marlene Norbiato conta como venceu medos durante cirurgia

 

“O objetivo dessa dinâmica foi compartilhar histórias de superação para encorajar outras mulheres a, também, vencer seus obstáculos na vida e não perder a força interior de poder recomeçar quando for preciso”, disse Aparecida.

 

Para enfatizar o tema, a enfermeira Mércia Aparecida de Paula, da 16ª Regional de Saúde, ministrou uma palestra sobre o nascimento da campanha “Outubro Rosa” e sobre a prevenção dos cânceres de mama e colo de útero. Na ocasião, ela indicou os fatores de risco, como fazer a detecção precoce da doença e reforçou a importância do autoexame. “Ao sentir qualquer sintoma, por mínimo que seja, deve ser levado ao conhecimento médico”, reforça Mércia.

 

De acordo com a enfermeira, realizar exames regularmente, aliados a uma boa alimentação e à prática de exercícios físicos são fatores que auxiliam na prevenção dos cânceres. “Vamos viver o presente e deixemos o futuro. A vida fica mais leve e evitamos o risco de contrairmos doenças. Afinal, o emocional também nos previne delas, sobretudo dos cânceres”, alerta Mércia.

 

Ao final do evento, houve um saboroso lanche, bingo e show de prêmios. De acordo com Leandro Benedito, coordenador da ESF, o evento surpreendeu as expectativas. “Não esperávamos um público tão grande. Ficamos muito contentes com a adesão da população em eventos de extrema importância como esse, que auxilia na melhoria da qualidade de vidas das pessoas”, afirma Leandro.

 

 

 
 
 Galeria de Fotos
Evento em alusão ao Outubro Rosa reúne mais de 200 pessoas Autarquia Municipal de Saúde reúne 200 pessoas em evento de prevenção ao câncer da mulher João Mendes, diretor da Unidade de Saúde da Família (USF) Autarquia Municipal de Saúde reúne 200 pessoas em evento de prevenção ao câncer da mulher Autarquia Municipal de Saúde reúne 200 pessoas em evento de prevenção ao câncer da mulher Aparecida Ayako Shiratori Yamaguti, odontóloga aposentada, propôs uma dinâmica de entusiamo e força de vontade para as mulheres Autarquia Municipal de Saúde reúne 200 pessoas em evento de prevenção ao câncer da mulher Alguns prêmios foram sorteados para o público. No prêmio do bingo, uma caixa de frutas para incentivar a boa alimentação Autarquia Municipal de Saúde reúne 200 pessoas em evento de prevenção ao câncer da mulher Palestra sobre prevenção ao câncer da mulher com a enfermeira Mércia de Paula Autarquia Municipal de Saúde reúne 200 pessoas em evento de prevenção ao câncer da mulher Equipe da 16ª Regional de Saúde Autarquia Municipal de Saúde reúne 200 pessoas em evento de prevenção ao câncer da mulher Autarquia Municipal de Saúde reúne 200 pessoas em evento de prevenção ao câncer da mulher Autarquia Municipal de Saúde reúne 200 pessoas em evento de prevenção ao câncer da mulher Autarquia Municipal de Saúde reúne 200 pessoas em evento de prevenção ao câncer da mulher Autarquia Municipal de Saúde reúne 200 pessoas em evento de prevenção ao câncer da mulher
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 8:30 ás 11:30 - 13:00 ás 17:00

  Ingá Informática e Comunicação