Navegue Enquete

Última Atualização do site:

18/01/2019 17:34:36

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Visualizada 63 vezes
AGRICULTURA FAMILIAR
Emater e Prefeitura fomentam atividades agrícolas no município
 
Quarta-feira, 28 de novembro de 2018
 
Evento de atividades agropecuárias reuniu mais de 100 pessoas
Evento de atividades agropecuárias reuniu mais de 100 pessoas
Na abertura do evento, o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT) enalteceu a importância de fomentar o setor mais produtivo no município e na região
Cristovon Ripol, coordenador regional do Instituto Emater em Apucarana
Emerson Jose Polonio, engenheiro agrônomo da regional de Cornélio Procópio
Mauro Rodrigues, técnico agrícola do Emater de Jandaia do Sul
Hernandes Takeshi Kanai, engenheiro agrônomo da regional de Apucarana
Carlos Alexandre, do Banco do Brasil, agência de Marilândia do Sul
Camila Rocha e Luana Holonka, gerente e coordenadora do programa rural da Cooperativa Sicredi de Rio Bom
Protel Engenharia, empresa de energia solar de Marilândia do Sul

Comunicação

 

O Emater de Rio Bom, em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou, nesta sexta-feira (23) o 2º Seminário de Diversificação de Atividades Agrícolas. O evento foi realizo no centro social urbano e contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre produtores rurais, o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT), o seu vice Frazinho (MDB) membros do Instituto Emater e outras lideranças municipais.

 

De acordo com Mário Haeitmann Filho, engenheiro agrônomo e coordenador do Emater em Rio Bom, “o evento foi realizado para divulgar novas alternativas e novas tecnologias de produção aos produtores familiares do nosso município, a fim de ampliar a sua renda e fixar o homem no meio rural”.

 

Ao total, foram apresentadas seis novas técnicas de produção: 1) Manejo e conservação de solo e água, com o engenheiro agrônomo Emerson Jose Polonio; 2) Tomate Alternativo, com o técnico agrícola, Mauro Rodrigues; 3) Sistema de Produção Tomatec, com o engenheiro agrônomo Hernandes Takeshi Kanai; 4) Crédito Rural, com Carlos Alexandre, do Banco do Brasil, agência de Marilândia do Sul e com a gerente da Cooperativa Sicredi de Rio Bom, Camila Rocha e 5) Energia Solar, com a equipe da Protel Engenharia, de Marilândia do Sul.

 

O manejo e conservação do solo foi o tema que mais chamou a atenção do agricultor e médico veterinário, Marcos Morito Higuti, que cultiva soja e milho para silagem. A técnica consiste no plantio intercalado de capim tipo “brachiaria”, para evitar pontos de alagamento e erosões nas lavouras, além de reciclar os nutrientes e deixar o solo mais confortável. “Com essa técnica de plantio vou ter mais produtividade e menos prejuízo”, afirma.

 

A agricultora Marilza Aparecida Ferreira Benedito encontrou no simpósio técnicas alternativas para cultivar a sua lavoura de tomate, como obter bons resultados na lavoura com a diminuição do uso de agrotóxicos e o uso de telas. Além disso, a produtora rural encontrou um motivo a mais para continuar com o cultivo. “Gostei muito desse evento, por que faz ele é uma extensão do meu trabalho. E amo isso e tira-me todo o stress. Sinto-me realizada quando planto um alimento que vai para a mesa do consumidor. Não tem preço”, ressalta.

 

“Um evento como esse engrandece os nossos produtores, o nosso município, que sai à frente na produção rural, qualifica a agricultura familiar e mantém o produtor no campo com oportunidades de um vida digna”, disse o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT).

 

Ao final do evento, houve um jantar de confraternização no pesque e pague Santa Luúcia, um dos pontos turísticos do município.

 
 
 Galeria de Fotos
Evento de atividades agropecuárias reuniu mais de 100 pessoas Na abertura do evento, o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT) enalteceu a importância de fomentar o setor mais produtivo no município e na região Cristovon Ripol, coordenador regional do Instituto Emater em Apucarana Emerson Jose Polonio, engenheiro agrônomo da regional de Cornélio Procópio Mauro Rodrigues, técnico agrícola do Emater de Jandaia do Sul Hernandes Takeshi Kanai, engenheiro agrônomo da regional de Apucarana Carlos Alexandre, do Banco do Brasil, agência de Marilândia do Sul Camila Rocha e Luana Holonka, gerente e coordenadora do programa rural da Cooperativa Sicredi de Rio Bom Emater e Prefeitura fomentam atividades agrícolas no município Protel Engenharia, empresa de energia solar de Marilândia do Sul
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 8:30 ás 11:30 - 13:00 ás 17:00

  Ingá Informática e Comunicação