Navegue Enquete

Última Atualização do site:

17/06/2019 13:49:24

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Visualizada 361 vezes
MOSTRA CULTURAL
"Monteiro Lobato" expõe trabalhos realizados durante 2018
 
Segunda-feira, 17 de dezembro de 2018
 
"Monteiro Lobato" expõe trabalhos realizados durante 2018
Apresentação sobre o projeto As viagens de Uma Formiga, da professora Bruna Bonfá
O professor Gilmar e o prefeito Ene (PDT), que entrou na onda do Golf 7.
Projeto sobre transporte terrestres instigou os alunos do 3º ano B
Coleta Seletiva foi o tema trabalhado pela professora Vilma, com os alunos do 2º ano B e do 4º ano A
A diretora da escola, Edilene Parto e o prefeito Ene também prestigiaram a mostra. Em mãos, a carta recebida pelo cartunista Maurício de Sousa (criador da Turma da Mônica)
A mãe veio prestigiar o trabalho da filha.
O prefeito Ene achou um barato a carta recebida pelo cartunista Maurício de Sousa (Turma da Mônica)
Várias gerações prestigiaram o trabalho dos pequeninos
Fábula e Consciência Negra foram temas trabalhados com alunos do 1º ano B
Alunos do 1º aano B e a professora Paola Pereira incentivaram aos presentes dicas de alimentação saudável
O prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT) e a primeira dama, Marlene Norbiato, receberam um incentivo da classe

Comunicação

 

A Escola Municipal Monteiro Lobato festejou a realização da Mostra Cultural 2018, realizada no dia 30 de novembro, nas dependências da instituição. O evento contou com a presença do prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT), de pais, alunos, professores e a comunidade em geral.

 

Os temas abordados tiveram inspiração nos projetos realizados pelos(as) docentes durante o ano. A cada dia, vamos conhecer mostras de duas turmas e poder se encartar com a criatividade e o desempenho das nossas crianças.

 

AS VIAGENS DE UMA FORMIGA - Esse foi o projeto desenvolvido pela professora Bruna Bonfá com os alunos do 3º ano “B”. “Após a nossa visita na praça para uma atividade extra, surgiu a dúvida entre os alunos sobre a forma como as formigas se organizavam”, explica Bruna.

 

 

Para o aluno Isaac Ragi foi uma aprendizado bem diferente.

 

 

GOLF 7 - O professor Gilmar dos Santos aproveitou a boa aceitação dos alunos pelo Golf 7, um esporte adaptado e genuinamente paranaense, indicado principalmente a alunos com maior comprometimento motor e intelectual e que não conseguem praticar outras modalidades por alguma dificuldade que apresentam, para montar o seu projeto com o 3º ano “A” e “B”. Mas a inclusão para alunos “não-especiais” não demorou a acontecer. “Nós da “Monteiro Lobato” fomos convidados a participar de um campeonato regional em Nova Amoreira [distrito de Marilândia do Sul] em setembro.

 

 

Para a aluna Giovanna Domingos, “é um esporte muito divertido, pois todos podem jogar”. A aluna Joana Schneider curtiu muito a ideia de um campo na praça. “Por ser um local público, podemos vir jogar todos os dias”, enaltece.

 

MEIOS DE TRANSPORTE - Os meios de transporte na maquete. Esse foi o projeto desenvolvido pelo professor Delfrázio Pereira com os alunos do 2º ano A. “Essa foi uma forma dinâmica de trazer maior conhecimento aos pequenos sobre o os meios de transporte. Muitas crianças não convivem, não viajam, muito menos conhecem os meios de transporte, sobretudo os aquáticos. Muitos ficaram encantados em descobrir esse mundo fantástico”, explica o professor.

 

 

COLETA SELETIVA - Em meio à falta de cultura do brasileiro frente à coleta seletiva, a professora Vilma Juliani quis despertar essa consciência nos alunos do 2º ano “B” e 4º ano “A”. “É preciso que eles herdem essa cultura e possam transmiti-la adiante, no seio familiar, no grupo entre amigos, instituições e por onde mais caminharem. O poder de convencimento deles é maior. Devemos olhar para eles como promotores de boas ações”, explica a professora.

 

De acordo com ela, os objetivos do projeto foram alcançados.

 

 

COMO FUNCIONA O ENVIO DAS CARTAS PARA AS PESSOAS? - A curiosidade dos alunos do 2º ano “A” da Escola Municipal Monteiro Lobato que motivou a professora Karla Deziró a elaborar um projeto sobre o dia a dia dos carteiros. O projeto faz parte das ações propostas pelo programa “A União Faz a Vida”.

 

“O objetivo foi conhecer e vivenciar melhor o trabalho dos agentes do correio da cidade de Rio Bom, por meio de entrevistas e envio de cartas”, explica a professora.

 

O projeto teve início no dia 25 de maio, com a visita exploratória dos alunos ao correio municipal, onde puderam conhecer a estrutura física e organizacional do ambiente. Após a visita, os alunos escreveram cartas e enviaram para pessoas da população local (órgãos públicos, escolas e comércio) e, até para outros estados do Brasil.

 

De acordo com a professora Karla, o resultado foi muito satisfatório. “Pudemos observar que as pessoas ficaram muito contentes, principalmente pelo fato de o ato de enviar cartas ter perdido espaço para a tecnologia”, enaltece Karla.

 

Para o carteiro, Maurício Cordeiro dos Santos, a atividade foi uma oportunidade para que as crianças pudessem experimentar o mundo mágico das correspondências. “As cartas puderam aproximar mais as crianças de algumas pessoas importantes do município, além de proporcionar a experiência de enviar e receber cartas de crianças de várias regiões do país. Isso mantém viva a tradição e a magia do envio de cartas”, ressalta.

 

Para a aluna Manuella de Souza Ribeiro, foi uma atividade muito interessante. “Além de aprender a escrever cartas pude aprender mais sobre o trabalho das pessoas na cidade”, disse.

 

O aluno Murilo Alves Vilela destacou o conhecimento por ele adquirido durante o projeto.

 

 

Para a professora Karla, foi uma experiência nunca antes vivida por ela.

 

 

O FANTÁSTICO MUNDO DAS FÁBULAS - Os alunos do 1º ano B mergulharam “n’O Fantástico mundo das fábulas”. De acordo com a professora Jaqueline Ridolfi, o projeto nasceu a partir de outro projeto: “O livro é um brinquedo. Vamos brincar?”, desenvolvido pelas gestoras da Biblioteca Cidadã, Irenildes Silvestre e Rozenda Almeida. “O interesse dos alunos pela fábula surgiu a partir das “contações” de histórias desse projeto. Para unir o útil ao agradável, “linkamos” o tema com o escritor Monteiro Lobato, que dá nome à nossa escola”, conta a professora.

 

Na ocasião, a turma lançou livro ilustrado de fábulas com a participação de todos os alunos. Além disso, a professora explorou o tema “Consciência Negra”, em virtude data comemorativa.

 

 

Para o aluno Emanuel Ciukailo, foi uma aula mais dinâmica e interativa.

 

 

DA SEMENTE À MESA - Os alunos do 1º Ano A, junto com a professora Paola Pereira, desenvolveram o projeto “Da semente à mesa” para mostrar ao público a importância de cultivar e consumir os próprios alimentos, de forma orgânica. “Tudo começou quando visitamos a horta comunitária do município, quebrando a curiosidade das crianças. Para complementar a atividade, o nutricionista Fábio Deziró nos deu uma aula sobre os benefícios dos alimentos e ao seu cultivar”, conta a professora.

 

As alunas Maria Luiza de Andrade Norbiato e Samira de Oliveira Izabel absorveram bem a ideia. (FOTO)

 

 

De acordo com a professora Paola, foi uma experiência muito enriquecedora. 

 

 

Para incentivar o público a se alimentar bem, os alunos preparavam, na hora, sucos naturais variados.

 

 

 

 

 

 
 
 Galeria de Fotos
"Monteiro Lobato" expõe trabalhos realizados durante 2018 "Monteiro Lobato" expõe trabalhos realizados durante 2018 Apresentação sobre o projeto As viagens de Uma Formiga, da professora Bruna Bonfá O professor Gilmar e o prefeito Ene (PDT), que entrou na onda do Golf 7. "Monteiro Lobato" expõe trabalhos realizados durante 2018 "Monteiro Lobato" expõe trabalhos realizados durante 2018 Projeto sobre transporte terrestres instigou os alunos do 3º ano B "Monteiro Lobato" expõe trabalhos realizados durante 2018 "Monteiro Lobato" expõe trabalhos realizados durante 2018 "Monteiro Lobato" expõe trabalhos realizados durante 2018 Coleta Seletiva foi o tema trabalhado pela professora Vilma, com os alunos do 2º ano B e do 4º ano A A diretora da escola, Edilene Parto e o prefeito Ene também prestigiaram a mostra. Em mãos, a carta recebida pelo cartunista Maurício de Sousa (criador da Turma da Mônica) A mãe veio prestigiar o trabalho da filha. O prefeito Ene achou um barato a carta recebida pelo cartunista Maurício de Sousa (Turma da Mônica) Várias gerações prestigiaram o trabalho dos pequeninos Fábula e Consciência Negra foram temas trabalhados com alunos do 1º ano B Alunos do 1º aano B e a professora Paola Pereira incentivaram aos presentes dicas de alimentação saudável "Monteiro Lobato" expõe trabalhos realizados durante 2018 "Monteiro Lobato" expõe trabalhos realizados durante 2018 O prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT) e a primeira dama, Marlene Norbiato, receberam um incentivo da classe "Monteiro Lobato" expõe trabalhos realizados durante 2018
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 8:30 ás 11:30 - 13:00 ás 17:00

  Ingá Informática e Comunicação