Navegue Enquete

Última Atualização do site:

19/07/2019 09:59:14

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Visualizada 124 vezes
ALIMENTAÇÃO ADEQUADA
Rio Bom discute Segurança alimentar e Nutricional
 
Sexta-feira, 14 de junho de 2019
 
Evento em prol da alimentação saudável reuniu 87 pessoas de diversos setores da sociedade civil
Evento em prol da alimentação saudável reuniu 87 pessoas de diversos setores da sociedade civil

Comunicação

 

Com o tema “Comida de qualidade no campo e na cidade: o que temos e o que queremos?”, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Rio Bom, em parceria em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional na tarde dessa quinta-feira (13/06), no Centro Social Urbano, a fim de ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar e garantir o direito humano à alimentação adequada e saudável a toda a sociedade.

 

O evento contou com a participação de 87 pessoas de diversos setores da sociedade civil. Entre eles, o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT), o chefe regional da SEAB, Antônio Biral Filho, o técnico agrícola do município, Antônio José Fernandes, população, profissionais de saúde, instituições de ensino, Emater, SEAB, secretaria de agricultura e produtores rurais.

 

Juntos, eles foram motivados pela palestra “O desperdício de alimentos e direito humano à alimentação saudável”, ministrada pelo engenheiro agrônomo da Emater em Apucarana, Romeu Suzuki. Na ocasião, ele enfatizou a importância do produtor rural no auxílio pela busca da alimentação adequada. “São enormes os desafios para quem busca ter qualidade vida, por meio da alimentação adequada. Mas, quando o produtor rural propõe variedade de produção para o município, isso se torna um fator favorável para a população”, ressalta.

 

Romeu ressaltou também os efeitos da 1ª Conferência da SAN realizada no município em 2015. “Rio Bom aproveitou a oportunidade e obteve resultados favoráveis na construção da consciência alimentar da população. Com a presença de diversos setores formadores de opinião nessa 2ª Conferência, o município vai avançar muito mais”, salienta o engenheiro agrônomo.

 

Outro foco do evento foi analisar e debater o futuro do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), além de discutir as propostas elencadas na pré-conferência municipal da SAN. As propostas apresentadas foram analisadas, sistematizadas e deliberadas pelos delegados inscritos e credenciados na Conferência Regional. Além disso, foram eleitos os delegados do setor governamental e da sociedade civil para representarem o município na Conferência Regional da San.

 

CONSEA – Na ocasião, os presentes aprovaram a instituição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) de Rio Bom, presidido pelo técnico em agronomia do município, Antônio José Fernandes. Para ele, o objetivo da Conferência foi alcançado. “Conseguimos mobilizar a sociedade civil e o poder público para debaterem e deliberarem compromissos sobre Segurança Alimentar e Nutricional. Por mais simples que pareça, é bastante complexo e abrangente. Quero agradecer a presença de todos, o que demonstra um ato de cidadania e preocupação com este assunto. O que alcançamos nessa Conferência superou nossas expectativas”, destacou o presidente do Consea.

 

 

 
 
 Galeria de Fotos
Evento em prol da alimentação saudável reuniu 87 pessoas de diversos setores da sociedade civil Rio Bom discute Segurança alimentar e Nutricional Rio Bom discute Segurança alimentar e Nutricional Rio Bom discute Segurança alimentar e Nutricional Rio Bom discute Segurança alimentar e Nutricional Rio Bom discute Segurança alimentar e Nutricional Rio Bom discute Segurança alimentar e Nutricional Rio Bom discute Segurança alimentar e Nutricional Rio Bom discute Segurança alimentar e Nutricional Rio Bom discute Segurança alimentar e Nutricional
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: 8:30 ás 11:30 - 13:00 ás 17:00

  Ingá Informática e Comunicação