Rio Bom forma primeira equipe de brigadistas para eventuais emergências

Saúde - Terça-feira, 18 de Abril de 2023


Rio Bom forma primeira equipe de brigadistas para eventuais emergências

A empresa Pardim Leite LTDA, em parceria Secretaria de Saúde de Rio Bom realizou neste final de semana um curso de formação de brigadistas no município.

O curso foi ministrado pela e seus instrutores especialista na área de formação de brigadistas em todo o Brasil.

De acordo com o enfermeiro Leandro Benedito, o objetivo do curso é preparar uma equipe que esteja de prontidão para as eventuais emergências no município.

"Nos últimos anos, vem aumentando significativamente o número de pessoas que frequentam regiões remotas, de difícil acesso, localizadas nas montanhas, matas, florestas, rios, cachoeiras e outras semelhantes aqui em Rio Bom. Por isso temos que ter o nosso plano de contingência e equipe preparada", afirma.

O secretário de saúde do município, José Benedito de Andrade, enalteceu a necessidade deste planejamento.

"Foram dois dias de formação. É a primeira equipe de brigadistas que formamos aqui em Rio Bom e termos certeza de que estamos na direção certa para lidar com essas eventuais fatalidades", diz.

Para o prefeito Moisés de Andrade, a importância da ação será sentida nos momentos mais intensos.

"Graças a Deus não temos um histórico de tragédias fatais aqui no nosso município, mas não é por isso que deixaremos de estar prontos para o que for preciso. Nossa população merece todo esse respeito e atenção", salienta.

BRIGADISTA

Segundo senhor Osvaldo o Brigadista é uma pessoa indicada ou voluntária de uma empresa ou edificação, que é treinada para contribuir com os Bombeiros Civis no controle de pânico, prevenção de incêndios, evacuação de emergência e prestação de socorro às vítimas.

De forma geral, essas pessoas fazem parte do quadro de funcionários, com funções próprias, porém, nos casos de emergência, estão aptas a entrarem em ação perante os riscos iminentes.

Mesmo não sendo considerada uma profissão, é necessário fazer um curso para poder atuar como brigadista. Ou seja, quem deseja fazer parte da brigada de incêndio precisa fazer um curso de capacitação, e só assim, estará apto a trabalhar junto aos Bombeiros Civis. O curso oferece treinamento teórico e prático, e em geral, leva em consideração o local que o brigadista irá atuar.

A Brigada de Incêndio trata-se de uma organização interna de um estabelecimento ou instituição e, por isso, não pode atuar fora do seu perímetro de atividades.

Prefeitura Municipal


Rio Bom