.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda a Sexta, das 8h30min às 11h30min e 13h00min às 17h00min

SÍMBOLOS MUNICIPAIS

Símbolos do Município

 

BANDEIRA MUNICIPAL

 

A Bandeira Municipal de Rio Bom foi elaborada pelo heraldista e vexilologista Reynaldo Valascki, sem data especificada. Segundo consta no documento (heráldica) municipal, a Bandeira Municipal tem as dimensões oficiais de acordo com as regras Heráldicas (arte de descrever os brasões de armas ou escudos) Portuguesas, conforme a Bandeira Nacional, levando-se em consideração 14 módulos de altura do retângulo por 20 módulos de comprimento do mesmo. Suas cores estão assim dispostas e descritas:

 

- A cor “AZUL” simboliza e representa o céu infinito, que cobre o território do município de Rio Bom e um conjunto à grandeza das áreas rurais nele existentes;

-  A cor “AMARELA” (metal ouro) representa e simboliza as riquezas existentes no território municipal;

- A cor “BRANCA” (metal prata) simboliza a paz, a tranquilidade, a grandeza e a religiosidade no município;

- A cor “VERDE” representa e simboliza o grande cultivo de cereais, a riqueza na agricultura e as verdejantes campinas municipais.

 

Ao centro da bandeira, encontra-se o Brasão de Armas da Bandeira Municipal, simbolizando a irradiação do poder municipal que se expande a todos os quadrantes do território do município de Rio Bom.

 

BRASÃO DE ARMAS DO MUNICÍPIO

 

 

O Brasão usado para representar o município de Rio Bom tem origem francesa introduzida na Península Ibérica por ocasião das lutas contra os mouros, passou a figurar na armarias de Portugal, notadamente na heráldica de domínio, sendo este estilo herdado na heráldica brasileira, como evocativo da raça colonizadora, a principal formadora de nossa nacionalidade.

 

A coroa mural que sobrepõe o campo do brasão é o símbolo universal de domínios que, sendo em cor amarela (metal ouro) com oito torres, das quais apenas cinco são visíveis em perspectiva e classifica a cidade representada em terceira grandeza, ou seja, a sede do município. A iluminaria, em cor vermelha (goles)eplo significado da cor na heráldica, é condizente com os predicados próprios dos pioneiros, desbravadores e dos dirigentes da comunidade. A coroa mural em cor amarela (metal ouro), é o símbolo da glória, do esplendor, da grandeza, da riqueza e a soberania. O esmalte preto (sable), simboliza a prudência, a moderação, a austeridade e a firmeza de caráter. Em cima do campo do brasão, distintamente, bem ao centro do mesmo, vemos uma coroa em cor amarela (metal ouro), que simboliza a padroeira do município, “Nossa Senhora Aparecida”, a qual representa a fé e a religiosidade do seu povo e de todos os que a visitam.

 

No primeiro quartel do campo do brasão, à esquerda (sinistra), vemos em abismo símbolo da cultura e o ensino no município, um livro sobre a mesa, o globo terrestre, o mapa do Brasil, tinteiro e pena, sendo este a maior meta da comunidade do município.

No segundo quartel do campo do brasão, à vemos em abismo, o homem do campo em seu trabalho cotidiano na rica agricultura. Ao centro do campo do brasão, em cor marrom, que simboliza a fertilidade das terras do seu território e, ao centro da mesma faixa, uma faixa sinuosa em cor azul, o qual simboliza o rio do mesmo nome do município.

 

Abaixo da faixa do campo do brasão a esquerda (sinistra), vemos as belas campinas verdes (sinopla) e um quadro com uma cabeça de gado, que simboliza a pecuária que está predominando no município.

 

No quartel à direita, abaixo da faixa central do campo do brasão, vemos as partes montanhosas e a técnica aplicada do cultivo de cereais em suas terras inclinadas.

Entre o listel abaixo do campo do brasão, vemos duas espigas de milhos.

 

O listel em cor vermelha (cor que simboliza o amor pátrio, a intrepidez, a coragem e valentia e ao centro do listel o nome do município, ladeadas as datas e os milionésimos 28-04-1964, criação do município à esquerda e à direita data 28-04-1985, data esta da instituição e criação dos símbolos, bandeira e brasão de armas pelos poderes executivo e legislativo atual.

 

Texto adaptado da Heráldica do município de Rio Bom, Paraná, de Reynaldo Valascki

Adaptação: Fabrício Evaristo, técnico em comunicação da Prefeitura Municipal de Rio Bom

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UFM - 2022

R$ 18,34

.
.

Prefeitura Municipal de Rio Bom - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.