Saúde - Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Envelhecimento Saudável é tema do 5º ciclo do programa Saúde no Bairro

Com o tema “Envelhecimento Saudável”, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Estratégia da Saúde da Família (ESF), dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e do departamento de Atenção Básica, realizou, nesta semana, o 5º ciclo do programa “Saúde no Bairro”. O programa envolveu comunidades de 10 bairros e atendeu mais de 100 famílias.

De acordo com o palestrante, o enfermeiro Leandro Benedito, Rio Bom é o município que concentra o maior número de idosos do Vale do Ivaí. “Por isso, vimos a necessidade de apresentar um modelo adequado de vida aos idosos do nosso município”, explica.

O enfermeiro salientou que é necessário cuidar da saúde como um todo: física, mental, social e espiritualmente. “Aquele que se alimenta bem, pratica exercícios, procura por relacionamentos saudáveis e frequenta alguma religião tem maiores chances de viver bem e viver mais”, salienta.

Em uma entrevista coletiva, muitos idosos afirmaram que o programa tem sido fundamental para a mudança de hábito de cada um. De acordo com os dados da secretaria, caiu o número de diabéticos, hipertensos e de pacientes na fila de consultas do pronto Atendimento Médico (PAM). “Ficamos muito contentes com os resultados desse trabalho, pois o nosso objetivo tem sido cumprido”, disse o secretário municipal de saúde, Luciano Cesar Ferreira.

O sexto ciclo do programa está previsto para fevereiro de 2018.