Obras - Quinta-feira, 30 de Junho de 2016

"Prefeitura realiza "Dia D" em combate ao Aedes Aegypti"

Da Assessoria

Como todo o dia 9 de cada mês, a Secretaria Municipal da Saúde realizou hoje, através dos Agentes de Saúde e de Combate a Endemias, o “Dia D”, ,uma data instituída pelo Estado do Paraná com o intuito de despertar nos 399 municípios a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor não só da dengue, mas também do zika vírus e da chikungunya. Para conscientizar a população, foram entregues panfletos nas escolas, nos comércios, e disponibilizado um carro de som para demonstrar ao cidadão como ele deve tomar as medidas de precaução contra essas doenças.

Segundo a enfermeira Rosana Aparecida de Campos, cada município cria o seu método de trabalho. “Além do “Dia D”, aqui em Rio Bom nós fazemos um arrastão duas vezes por mês. Visitamos todos os domicílios, orientando a população para elimine tudo aquilo que possa ser um criadouro do mosquito”, explicou Rosana.

EPIDEMIAS – Em 2014, o município enfrentou duas epidemias de dengue, totalizando 83 pessoas infectadas na primeira e 213 na segunda, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a enfermeira, o quadro de cidadãos infectados no município hoje é de 0%. “O reflexo disso se deve aos treinamentos realizados pela 16ª Regional de Saúde aos Agentes Comunitários de Saúde para que possam realizar, junto com os Agentes de Combate a Endemias, as visitas domiciliares”, salientou Rosana. “Além disso, a Prefeitura, através da Secretaria de Obras disponibilizou mais mão-de-obra, mais caminhões para eliminar o lixo empilhado nos quintais e nos bueiros”, completou a enfermeira.

O secretário municipal de saúde, José Benedito de Andrade, disse estar contente com o trabalho dos agentes e com os resultados. “Nós temos uma equipe competente que se empenha a cada dia, em prol do combate ao mosquito. Estamos fazendo a nossa parte, e contamos com o apoio da população nessa luta, que cada um possa fazer a sua parte”, ressaltou o secretário.