Saúde - Terça-feira, 18 de Setembro de 2018

Diálogo foi tema da 6ª edição do programa

A equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) realizou, entre os dias 19 e 28 de junho, a 6ª edição do programa “Saúde no Bairro”. Com o tema “Qual é nome da sua Saudade?”, a equipe apostou numa edição mais dinâmica, ao contrário dos ciclos de palestras das edições anteriores.

Na ocasião, a equipe estimulou a população a recordar suas origens. “Não menos importante que as outras edições, esta foi muito gratificante, pois as pessoas se emocionavam ao contar suas histórias, ao relembrar suas infâncias, seus medos, suas vontades, entre tantas outras perguntas respondidas”, explica o enfermeiro Leandro Benedito.

A equipe abordou também o impacto das redes sociais no cotidiano da humanidade. “Em um mundo globalizado, onde redes sociais conquistam e prendem cada vez mais o indivíduo, onde temos vários amigos e ao mesmo tempo não temos ninguém, acabamos nos isolando e, com isso, estamos expostos à depressão, à ansiedade e à tristeza. Acreditamos que compartilhar suas angustias, tristeza e seus medos, a probabilidade de desenvolver tais doenças são diminutas”, acrescenta o enfermeiro.

Para o aposentado Vicente Godoi, essas atividades são muito importantes para o cotidiano das pessoas. “Hoje as pessoas estão adoecendo por falta de diálogo. Ele pode libertar muita gente que se esconde, por medo de falar, ou por trás de algum vício tecnológico”, ressalta.

Vicente participou de todas as edições do “Saúde no Bairro” e disse o quanto o programa foi importante para a sua saúde. “Esses encontros me proporcionaram mais qualidade de vida. A cada dia, uma luta diferente, na busca de melhores hábitos de vida. E, são nesses encontros que eu encontro forças para conseguir vencê-las”, salienta.