Obras - Sexta-feira, 06 de Maio de 2016

Inaugurações de obras marcam os 52 anos de Rio Bom

Da Assessoria, com informações da TNOnline

No dia 28 de abril, dia em que o município de Rio Bom completou 52 anos de emancipação política, o prefeito Moisés Andrade (PSDB) e sua vice Maria Novaes (PSB) fizeram história. Em meio à crise política e econômica em que atravessa o país, a prefeitura entregou à população onze obras, que totalizam um investimento de aproximadamente R$ 3 milhões, com verbas do governo federal e estadual.

TERMINAL RODOVIÁRIO - Das obras, seis foram entregues na zona urbana do município. O Terminal Rodoviário, palco da solenidade de entrega das obras na cidade, foi construído com recursos do Ministério do Turismo, no valor de R$ 227 mil. É um espaço simples, mas adequado para melhor atender à população, que antes se utilizavam de um velho e inadequado ponto no centro da cidade.

ACADEMIA DA SAÚDE - A Academia de Saúde, considerada pelo prefeito Moisés um espaço ousado, contempla uma sala para fisioterapia, piscina e chuveiros e dispõe de alguns profissionais da saúde. Segundo o prefeito, “nem em grandes cidades se encontram um espaço como esse, com piscina aquecida, com equipamentos integrados para musculação e alongamento e sala de fisioterapia, tudo de graça”.

CALÇADAS ECOLÓGICAS - No centro da cidade, as calçadas ecológicas refletem o sucesso de um projeto urbano inovador para o município, que integram pistas exclusivas para orientar deficientes visuais, além de rampas para cadeirantes e pessoas com dificuldades em se locomover. Integram ainda, um novo modelo de lixeiras, que visa conscientizar a população sobre a separação do lixo. , Além disso, o gramado e as novas árvores plantadas reforçam a beleza da paisagem urbana.

OUTRAS OBRAS - Entre as outras obras entregues na cidade, porém não menos importantes, estão a pavimentação com pedras poliédricas da Rua Urbino Silva Novaes, a pavimentação asfáltica de parte da Rua Airton Senna da Silva, ,o casacalhamento de toda a estrada que percorre o bairro Molina e a aquisição de um ônibus escolar para os alunos da zona rural.

Para o Deputado estadual Alexandre Curi (PSB), presente na solenidade, a comunidade deve olhar com bons olhos este momento. “Mesmo no período de crise política e econômica pelo qual o país está passando, as obras estão sendo inauguradas com qualidade em Rio Bom e em todo o Paraná”, exclamou Curi.

Obras no Distrito de Santo Antônio do Palmital

A comunidade do distrito de Santo Antônio do Palmital recebeu cinco importantes obras. Em parceria com a Caixa Econômica Federal, Cohapar, ,Copel, Sanepar, ,a empresa Tecverde e a União Nacional Por Moradia ,Popular (UMP), a prefeitura entregou a 23 famílias as chaves das casas populares do Conjunto Palmital, construída com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida e Entidades.

CASAS POPULARES - As casas seguem o modelo wood frame , uma técnica alemã de construção civil. Segundo José Márcio Fernandes, sócio diretor da empresa Tecverde Engenharia, responsável pelo projeto das casas, “o modelo é uma tecnologia sustentável, que não gera carbono e apresenta um melhor desempenho térmico e acústico do que o método convencional”.

A aposentada Luzinete Pereira de 47 anos, uma das beneficiadas, acompanhou e aprovou a construção da casa. Para ela, que morava com os dois filhos de favor na casa do Pai, a moradia foi uma oportunidade que sua família teve para mudar de vida. “Agora vou ter mais privacidade, liberdade e principalmente mais tranquilidade para poder criar meus filhos. Nós acompanhamos toda a construção da casa e ficamos muito contentes com o resultado”, relata Luzinete.

Na ocasião, o superintendente das relações institucionais da Cohapar, José Boni, fez um apelo aos beneficiados. “Aumentem as moradias, façam muros, mas não vendam suas casas, pois uma vez que se vende, vocês não terão outra oportunidade,” ressaltou Boni.

UBS / VEÍCULO E RECURSOS PARA A SAÚDE - Foi construída também uma Unidade Básica de Saúde (UBS), para que a comunidade não dependa exclusivamente do Pronto Atendimento da cidade. Para a instalação de equipamentos, o prefeito garantiu R$ 50 mil, com recursos do Governo Estadual. Além disso, foi entregue um veículo para que fique a serviço da unidade.

CARMELA DUTRA – A Escola Municipal Carmela Dutra foi reformada para garantir a permanência dos estudantes na comunidade e melhorar a qualidade de ensino na comunidade.

CAMPO DE FUTEBOL SUÍÇO - No dia 3 de abril, a prefeitura já havia entregado um campo de futebol suíço à comunidade, onde foi disputado um torneio em comemoração à inauguração do espaço.

Maior número de obras

Para o prefeito, esse foi um momento ímpar da sua gestão, pois pode comemorar o fato de poder entregar o maior número de obras num só dia e num só mandato na história do município. “Isso é fruto do nosso comprometimento com o bem-estar da população de Rio Bom. O aniversariante é o município, mas quem ganha o presente é a população”, exclamou o prefeito Moisés. “Tudo isso, graças ao apoio dos Deputados Alex Canziani e Alexandre Curi e dos governos Estadual e Federal”, reforçou ele.

Momento festivo

As festividades do 52º aniversário do município tiveram início na quinta-feira (28) ,cocm a inauguração das obras no município, com a presença de autoridades locais, ,regionais e estaduais. No sábado (30), a dupla Vitor e Vanuti, revelação do reality show The Voice Brasil 2014, tocaram um repertório misto, com músicas de sua própria autoria e de sucessos do sertanejo universitário. No domingo, o parque de diversões, ,que instalado desde o dia 28, ,encerrou a programação festiva dos 52 anos do município.

(Foto: Facebook da dupla)(Foto: Facebook da dupla)