Obras - Quinta-feira, 11 de Julho de 2019

Rio Bom discute Segurança alimentar e Nutricional

Com o tema “Comida de qualidade no campo e na cidade: o que temos e o que queremos?”, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) de Rio Bom, em parceria em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou a 2ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional na tarde dessa quinta-feira (13/06), no Centro Social Urbano, a fim de ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar e garantir o direito humano à alimentação adequada e saudável a toda a sociedade.

O evento contou com a participação de 87 pessoas de diversos setores da sociedade civil. Entre eles, o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT), o chefe regional da SEAB, Antônio Biral Filho, o técnico agrícola do município, Antônio José Fernandes, população, profissionais de saúde, instituições de ensino, Emater, SEAB, secretaria de agricultura e produtores rurais.

Juntos, eles foram motivados pela palestra “O desperdício de alimentos e direito humano à alimentação saudável”, ministrada pelo engenheiro agrônomo da Emater em Apucarana, Romeu Suzuki. Na ocasião, ele enfatizou a importância do produtor rural no auxílio pela busca da alimentação adequada. “São enormes os desafios para quem busca ter qualidade vida, por meio da alimentação adequada. Mas, quando o produtor rural propõe variedade de produção para o município, isso se torna um fator favorável para a população”, ressalta.

Romeu ressaltou também os efeitos da 1ª Conferência da SAN realizada no município em 2015. “Rio Bom aproveitou a oportunidade e obteve resultados favoráveis na construção da consciência alimentar da população. Com a presença de diversos setores formadores de opinião nessa 2ª Conferência, o município vai avançar muito mais”, salienta o engenheiro agrônomo.

Outro foco do evento foi analisar e debater o futuro do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), além de discutir as propostas elencadas na pré-conferência municipal da SAN. As propostas apresentadas foram analisadas, sistematizadas e deliberadas pelos delegados inscritos e credenciados na Conferência Regional. ,Além disso, foram eleitos os delegados do setor governamental e da sociedade civil para representarem o município na Conferência Regional da San.

CONSEA – Na ocasião, os presentes aprovaram a instituição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) de Rio Bom, presidido pelo técnico em agronomia do município, Antônio José Fernandes. Para ele, o objetivo da Conferência foi alcançado. “Conseguimos mobilizar a sociedade civil e o poder público para debaterem e deliberarem compromissos sobre Segurança Alimentar e Nutricional. Por mais simples que pareça, é bastante complexo e abrangente. Quero agradecer a presença de todos, o que demonstra um ato de cidadania e preocupação com este assunto. O que alcançamos nessa Conferência superou nossas expectativas”, destacou o presidente do Consea.