Saúde - Terça-feira, 19 de Janeiro de 2021

Prefeito participa de Capacitação de profissionais de Saúde

O prefeito Moisés e o secretário municipal de saúde, José Bendito de Andrade, participaram, na tarde dessa quinta-feira (14/01), do encerramento da Capacitação de Profissionais de Saúde da Unidade de Saúde da Família. Na ocasião, os gestores parabenizaram a equipe pela iniciativa e pediu muito empenho aos funcionários públicos. “A saúde é o motor de nossas vidas. Se ela vai mal saúde, a nossa missão não acontece. É pensando nisso que devemos sempre atender bem a nossa população, pois, além de confiarem em nosso trabalho, saúde é um direito de todos”, afirmou o prefeito.

Na ocasião, Moisés aproveitou para estreitar os laços e a confiança com a equipe. “Vamos trabalhar juntos para o nosso povo de Rio Bom. Sem picuinhas, com muito empenho e muito amor. É para eles e por eles que estamos aqui”, finaliza.

A CAPACITAÇÃO – o enfermeiro Leandro Benedito realizou essa capacitação, pensando em atualizar e melhor preparar a sua equipe para atender melhor à nossa população. Ao total, foram 13 pessoas, entre ACSs (Agentes de Comunitários de Saúde) e do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família). O encontro foi realizado na sala de reuniões da USF, com início nessa segunda-feira (11/01) e término nessa quinta-feira (14/01). ,“A capacitação tem por objetivo a organização e um melhor trabalho dos ACSs, a paritr de um novo olhar, centrado no usuário, para que ele tenha autonomia sobre a sua própria saúde”, disse Leandro.

Os temas abordados foram “Saúde Mental”, com a psicóloga Kelly Magalhães, “Seja Protagonista na Transformação da Saúde”, com o nutricionista Fábio Deziró, “Farmacologia para ACS, com a farmacêutica Mariele Nogueira, ouve ainda uma roda de conversa, com a odontóloga Daniela Martinelli e com a fisioterapeuta Ângela Karla.

“Esses temas foram fundamentais para aprofundar a nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), conhecer o novo modelo de financiamento da saúde, a infraestrutura, a ambiência e o funcionamento da atenção básica e as atribuições do Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e dos Agentes de Combate a Endemias (ACEs)”, reforçou o enfermeiro.

A IMPORTÂNCIA DOS ACS – Em seu discurso, o prefeito Moisés apontou os ACSs como a menina dos olhos de ouro da Autarquia Municipal de Saúde (AMS-RB). “São eles que mensalmente estão passando nas residências, levantando as demandas da população, entre tantas outras atribuições que lhes compete”, finaliza o prefeito.