Saúde - Segunda-feira, 03 de Setembro de 2018

"Autarquia de Saúde dá início à Campanha "Agosto Azul""

Com ciclo de palestras sobre prevenção de doenças, exames de rotina e um café da manhã saudável, teve início, nesta segunda-feira (13), na Unidade de Saúde da Família (USF), a campanha “Agosto Azul” de conscientização da saúde do homem. Mais de 30 homens participaram da abertura da campanha, que contou com a presença dos clínicos gerais do município, das equipes do NASF e do ESF, do prefeito municipal Ene Benedito Gonçalves (PDT) e do diretor da USF, João Mendes.

Na ocasião, o enfermeiro Leandro Benedito ministrou uma palestra sobre a importância de se adaptar a um estilo de vida saudável. “Quem pratica exercícios físicos, realiza seus exames com frequência, não possui vícios, alimenta-se bem, tem muito mais expectativa de vida, e vida com saúde, do que aqueles que deixam essas práticas a desejar”, afirma.

O clínico geral, Edinei Batista, destacou a baixa procura dos homens pelos médicos, em relação às mulheres. Para ele, ainda existem muitos tabus envolvidos nesse conflito, e que precisam ser quebrados, como por exemplo, o exame de próstata. “Esse medo não pode existir. O exame é tranquilo. Os homens relutam em fazer o toque renal por conta do machismo, além do receio de sentir dor. Enquanto o preconceito existe, milhares de homens morrem todos os anos”, salienta o Dr.

O prefeito Ene reforçou a importância de realizar exames de rotina. “Nós homens precisamos deixar o nosso ego de lado e buscarmos a medicina com mais frequência. Não deixaremos de ser menos homens por isso. Aliás, muitos homens adoecem por medo ou vergonha de enfrentar um hospital” afirma ele.

Além da palestra, estão disponíveis, durante todos os dias, exames rápidos, consultas odontológica e com o médico clínico geral. Para participar, agende sua consulta na USF, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.