Saúde - Quarta-feira, 01 de Julho de 2020

Prefeito e comerciantes traçam novas estratégias para o enfrentamento da COVID-19

O prefeito Ene Benedito Gonçalves (PSB), juntamente com os secretários da Administração, Indústria e Comércio e Finanças, reuniram comerciantes do município, na manhã desta quarta-feira (17/06), para novas tomar decisões conjuntas para o enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus. Cerca de 80% da classe esteve presente.

A reunião foi fruto da falta de fiscalização efetiva no município, em relação à não utilização de máscaras e o uso de álcool em gel em parte dos estabelecimentos comerciais, além da constante aglomeração de pessoas nos mesmos e em pontos de encontro da cidade, como as escadarias da igreja matriz, por exemplo.

Na ocasião, o prefeito Ene lamentou o descumprimento parcial e reforçou o apelo aos comerciantes que sejam rígidos com a clientela em seus próprios estabelecimentos. “Essas medidas são necessárias para proteger toda a população, pois todos podemos ser infectados e transmiti-lo”, reforça o prefeito.

Entre as novas proposições, feitas em conjunto, estão a publicação de um novo decreto municipal, prevendo leis mais rígidas para os infratores, a eleição de fiscais municipais, para impedir o mal funcionamento das estratégias pró-pandemia e o toque de recolher no município, determinando um horário fixo para que as pessoas circulem nas vias municipais.

“A partir dessas ideias, estabelecidas na reunião, vamos por em prática o plano B, para que não seja necessário fechar as portas dos comércios, que são fonte de renda e que pagam seus impostos. Se toda a população colaborar, vamos atravessar a pandemia com precaução e sem prejudicar ninguém. Por isso contamos com todos os riobonenese”, ressalta o prefeito Ene.

Às 14h, o prefeito Ene se reuniu com secretários em membros das principais secretarias para montar uma Comissão de Fiscalização para o enfrentamento à pandemia. Amanhã a equipe deve formular as atribuições dos fiscais no município durante esse período.

Texto: Fabrício Evaristo (Técnico em Comunicação)