Obras - Terça-feira, 21 de Junho de 2016

CRAS faz campanha contra o abuso sexual infantil

Os técnicos do CRAS de Rio Bom, a psicóloga Vanessa de Araújo Ribeiro e o assistente social Alessandro Calcanhi visitaram hoje o “Projeto Criança Feliz”, onde realizaram a campanha do “Dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes”, celebrada no dia 18 de Maio. Na ocasião, os técnicos apresentaram às crianças um material informativo da Campanha (folders, cartazes) com orientações técnicas sobre as situações que podem violar os direitos das crianças e adolescentes, entre elas as tentativas de abuso.

"Essa é uma campanha super importante para que as crianças ,possam ter conhecimento e informações sobre as formas de abuso e violência que os indivíduos estão sujeitos", explicou o assistente. "Sobretudo, como devem proceder caso as mesmas venham a sofrer qualquer tipo de situação possa violar seus direitos, ou que lhe cause algum tipo de desconforto", completou ele.

Para a ,psicóloga Vanessa, um amplo trabalho no município tem ,que ser feito, para que mais pessoas tenham conhecimento sobre o tema. “Aqui no município, trabalhamos essa campanha até no CMEI, para que as crianças sejam conscientizadas desde pequenas”, afirmou a psicóloga.

Além do “Projeto Criança Feliz”, a campanha vai ser realizada em todas as instituições de ensino do município (APAE - Escola Dr. Osvaldo Garcia, Colégio Estadual Dr. Rebouças, CMEI (Centro De Educação Infantil), João Paulo II, Escola Municipal Monteiro Lobato, Escola Municipal do Campo Carmela Dutra e o Projeto Pequeno Cidadão). Os recursos para a realização da campanha são oriundos do PAIF - Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família.

“Caso Araceli”

No dia ,18 de maio de 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, ,violentada e cruelmente assassinada por jovens de classe média alta, em Vitória, no Espírito Santo. Seu corpo apareceu carbonizado seis dias depois, mas os seus agressores nunca foram punidos.

A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O , ,“Caso Araceli”, como ficou conhecido, ,ocorreu há quase 40 anos. Entretanto, situações de violência e abuso contra crianças e adolescentes ainda continuam ocorrendo.