.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda a Sexta, das 8h30min às 11h30min e 13h00min às 17h00min

Saúde - Sexta-feira, 01 de Novembro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

AMS adere à Campanha Nacional contra A Sífilis

AMS adere à Campanha Nacional contra A Sífilis


"

Fabrício Evaristo

Técnico em Comunicação

 ,

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS-RB) aderiu à Campanha Nacional de Combate à Sífilis, realizada no terceiro sábado de outubro, e está realizando teste rápidos gratuitos para toda a população. Basta procurar a enfermeira Mariele Puhl no PAM ou o enfermeiro Leandro benedito na Unidade de Saúde da Família (USF).

 ,

Com o slogan #sífilisnão - Teste/Trate/Cure, a campanha visa alertar a população para a gravidade da doença, formas de prevenção e tratamento, buscando enfocar públicos alvo, populações chaves.

 ,

A doença

 ,

A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. Podem se manifestar em três estágios. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença.

 ,

Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer. O teste deve ser feito na 1ª consulta do pré-natal, no 3º trimestre da gestação e no momento do parto (independentemente de exames anteriores). O cuidado também deve ser especial durante o parto para evitar sequelas no bebê, como cegueira, surdez e deficiência mental.

 ,

Tratamento

 ,

Quando a sífilis é detectada, o tratamento deve ser indicado por um profissional da saúde e iniciado o mais rápido possível. Os parceiros também precisam fazer o teste e ser tratados, para evitar uma nova infecção da mulher. No caso das gestantes, é muito importante que o tratamento seja feito com a penicilina, pois é o único medicamento capaz de tratar a mãe e o bebê. Com qualquer outro remédio, o bebê não estará sendo tratado. Se ele tiver sífilis congênita, necessita ficar internado para tratamento por 10 dias. O parceiro também deverá receber tratamento para evitar a reinfecção da gestante e a internação do bebê.

 ,

 ,

Outros testes

 ,

Além do teste de Sífilis, são ofertados testes de Hepatites B e C e HIV.

"

286 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UFM - 2022

R$ 18,34

.
.

Prefeitura Municipal de Rio Bom - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.