Obras - Terça-feira, 16 de Julho de 2019

Rio Bom intensifica ações de combate à dengue

Fabrício Evaristo

Técnico em Comunicação

A Prefeitura Municipal de Rio Bom realizou, nesta quinta-feira (27), um mutirão de limpeza em toda a área central do município, intensificando as ações de combate à dengue. A ação reuniu os Agentes de Combate a Endemias (ACEs), Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços.

Na ocasião, foram recolhidos mais de 50 sacos de lixos reciclável pela equipe. Para a coordenadora do Controle da Dengue, Vanessa Karoline, o momento é de crise de consciência da população. “Nós, do Comitê de Combate a Dengue estamos intensificando as ações, propondo novas estratégias de combate à dengue, mas é preciso que a população crie a consciência de quão importante é manter a cidade limpa, para bloquear as ações do mosquito”, ressalta.

Apesar de estarmos no inverno, a região enfrenta um período com chuvas e altas temperaturas, condições propícias para a proliferação do mosquito. Os últimos Levantamentos de Índice por Amostragem (LIA), que avaliam o risco de epidemia de dengue, ligaram o alerta para os riobonenses. No último bimestre, por exemplo, o Índice registrado foi 4%, muito acima de 1%, tolerado pelo Ministério da Saúde.

Para eliminar os focos do mosquito, a equipe realiza mutirões todos os meses, à ,pedido do Ministério Público Estadual, que demonstrou preocupação frente aos riscos de epidemias dessas doenças. Por determinação ,do órgão, o município já notificou 17 propriedades em situação irregular (terrenos sujos e sem roçagem) esse ano, sob  ,penas de detenção e multa, dispostas no Art. 268 do Código Penal Brasileiro.

,“Dengue é coisa séria. Quem continuar ocultando esse perigo e deixar de fazer a sua parte, será notificado e vai prestar contas à justiça. Pior que isso, podemos registrar, em breve, óbitos em nosso município. Pode ser um ente querido seu ou até mesmo você”, salienta o prefeito.