Saúde - Terça-feira, 12 de Maio de 2020

Prefeitura instala barreiras sanitárias contra o Coronavírus

Fabrício Evaristo

Técnico em Comunicação

Como medida de enfrentamento da emergência de saúde pública, decorrente à pandemia no novo Coronavírus, a o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PSB) decretou, no dia 23 de março de 2020, a instalação de barreiras sanitárias nos acessos rodoviários do município, que ligam aos município de Marilândia dos Sul e Apucarana.

Em cada barreira, há uma unidade de atendimento com tenda para orientações sobre o COVID-19, com servidores municipais, com a finalidade de controle sanitário. De acordo com o decreto, o horário de funcionamento é das 9h às 17h.

Todos os veículos oriundos de outros municípios serão abordados nas barreiras sanitárias e os condutores questionados acerca de seu destino final. Caso pretendam a entrada e/ou permanência no Município, deverão ser prestadas informações requeridas pelos fiscais para averiguar o grau de probabilidade de contaminação, além de repassadas orientações acerca das medidas preventivas em relação ao vírus COVID-19.

De acordo com os servidores, já foram preenchidas aproximadamente 400 fichas de transeuntes de outras localidades no município. "A média é de 40 veículos por dia. Nós alertamos, a todos, que evitem sair do município e que se previnam, usando máscaras, lavando bem as mãos, entre outros cuidados báscios", diss" José Carlos Garutti, da vigilância sanitária.

O decreto permanecerá em vigor enquanto perdurar o estado de emergência internacional pelo COVID-19, responsável pelo surto de 2019/2020.

Fonte: ,COVID-19