Administração - Terça-feira, 25 de Julho de 2017

Secretaria da Assistência Social realiza X Conferência Municipal

Da Assessoria

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na última, terça-feira (27), no Centro Social Urbano, às 14h, a X Conferência Municipal da Assistência Social. O evento reuniu cerca de 100 pessoas de vários segmentos da população para debater o tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)” e eleger propostas, a níveis municipal, estadual e federal.

De acordo com a palestrante, a assistente social da Santa Casa de Arapongas, Cristiane Paes de Camargo, o tema trás uma reflexão histórica das conquistas da sociedade civil, em relação às políticas públicas. “Fortalecer o SUAS é entender o processo histórico de conquistas do órgão, para que não se percam essas conquistas”, salienta.

A partir da explanação do tema, as propostas, já estabelecidas na pré-conferência – realizada no dia 19 de junho - foram encaminhadas aos grupos de trabalho, sob a perspectiva de 4 eixos:

1 – A proteção Social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais,

2 – Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS,

3 – Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais,

4 – A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

De acordo com a assistente social da secretaria, Eurides Augusta Bueno, as propostas escolhidas reforçam o papel da Assistência Social como política garantidora de direitos e da urgente necessidade de dar visibilidade a esta contribuição para a sociedade brasileira.

Na ocasião, foram eleitos delegados para a XII Conferência Estadual da Assistência Social, prevista para ser realiza em Curitiba, entre os dias 4 a 6 de outubro de 2017.