Saúde - Terça-feira, 30 de Junho de 2020

AMS realiza mutirões de limpeza contra a Dengue

Fabrício Evaristo

Técnico em Comunicação

A Autarquia Municipal de Saúde (AMS-RB), por meio dos Agentes de Combate a Endemias (ACEs), Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e funcionários da limpeza urbana realizaram mutirões de limpeza como ações de combate Ades Aegypti, mosquito transmissor da dengue e de outras doenças, com o intuito de eliminar possíveis focos do mosquito. As ações foram realizadas em toda a cidade nesta quinta-feira (28/05) e na última quinta-feira (21/05).

Como em todos os outros mutirões, foram recolhidos mais de 30 sacos de lixos. De acordo com a equipe, mais de 90% são lixos recicláveis - que poderiam ser reaproveitados. “Essa quantidade de lixo encontramos apenas nas ruas. É possível, que dentro dos quintais exista mais lixos que nas ruas. É preciso, que as pessoas redobrem o cuidado em limpar os próprios quintais”, disse Terezinha Patrocínio, ACE.

Epidemia de Dengue

O município registra, hoje, seis casos confirmados de dengue e com o Levantamento de Índice por Amostragem (LIA) em 5,5 em nível de infestação. De acordo com a equipe, com 9 casos Rio Bom entra em epidemia. Dentre os 17 municípios da 16ª Regional de Saúde, apenas Rio Bom, Califórnia e Cambira ainda não entraram em surto. “Estamos bem perto de entrarmos em epidemia, após 5 anos. Se não cuidarmos agora, as consequências poderão ser drástica”, completou Terezinha.