Saúde - Terça-feira, 23 de Outubro de 2018

"USF realiza campanha "setembro amarelo""

Com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio e trabalhar formas de prevenção, foi realizada, durante este mês, em todo o Brasil, a campanha Setembro Amarelo. Em Rio Bom, a Prefeitura, por meio das equipes do NASF e da ESF, promoveu a campanha nessa quinta-feira (27), na Unidade de Saúde da Família (USF).

Na ocasião, a estagiária de psicologia, Laís Mori, ministrou uma palestra com o tema: “Falar é a melhor solução”, na qual abordou orientações para a prevenção do suicídio, bem como a desmitificação de alguns preconceitos que existem em torno do tema.

“Ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam, as pessoas com tendência ao suicídio demonstram sinais que requerem atenção e cuidados. É muito importante que exista o apoio àquela pessoa para que ela se sinta protegida, amada e com possibilidades de seguir adiante seu caminho”, ressalta Laís.

De acordo com ela, o índice de suicídios é muito alto. São 800 mil suicídios anuais em todo o mundo e um, a cada 45 segundos no Brasil. “Esse é um problema de saúde pública. Por isso, é muito importante estarmos capacitados para dar o apoio a essas pessoas, que sofrem tanto, a ponto de achar que tirar a própria vida é uma solução melhor do que viver”, alerta.

O evento contou com participação da sociedade civil, do diretor de saúde do município, João Mendes, de conselheiros tutelares e de funcionários da USF.

Prevenção ao suicídio

Pessoas que apresentem os sintomas abaixo podem ser propensas a cometer suicídio. Alerte-se!

- Comportamento retraído, dificuldade para se relacionar com família e amigos,

- Casos de doença psiquiátrica,

- Alcoolismo,

- Mudança de personalidade, pessimismo, depressão ou apatia,

- Mudança de hábito alimentar e de sono,

- Tentativa de suicídio anterior,

- Odiar-se, sentimento de culpa, se sentir sem valor ou vergonha de algo,

- Perda recente importante como: morte, divórcio, separação,

- Histórico familiar de suicídio,

- Sentimento de solidão, impotência, desesperança,

- Cartas de despedida,

- Falar repetidamente em morte ou suicídio.

Caso você note algum desses sintomas em pessoas próximas, ajude!

- Seja solidário,

- Ofereça seu tempo para uma conversa, com calma, aberta, de aceitação e não de julgamento,

- Ouça com cordialidade,

- Tenha empatia com as emoções das pessoas,

- Expresse respeito pela opinião e pelos valores da pessoa,

- Mostre preocupação e ofereça a busca de ajuda com profissionais especializados.

Por que da cor amarela?

A ideia da fita amarela surgiu em 1994, depois que um adolescente americano, de 17 anos, se suicidou. Os familiares e amigos de Mike Emme decidiram compartilhar fitas com a cor preferida do rapaz para auxiliar pessoas que estivessem passando pelo mesmo desespero, fazendo com a que a campanha se espalhasse por todo o mundo. Desde 2003, a IASP, Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio, convencionou o 10 de setembro como Dia Mundial de Prevenção.

Saiba mais aqui.