Saúde - Quinta-feira, 13 de Dezembro de 2018

Emater e Prefeitura fomentam atividades agrícolas no município

O Emater de Rio Bom, em parceria com a Prefeitura Municipal, realizou, nesta sexta-feira (23) o 2º Seminário de Diversificação de Atividades Agrícolas. O evento foi realizo no centro social urbano e contou com a presença de mais de 100 pessoas, entre produtores rurais, o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT), o seu vice Frazinho (MDB) membros do Instituto Emater e outras lideranças municipais.

De acordo com Mário Haeitmann Filho, engenheiro agrônomo e coordenador do Emater em Rio Bom, “o evento foi realizado para divulgar novas alternativas e novas tecnologias de produção aos produtores familiares do nosso município, a fim de ampliar a sua renda e fixar o homem no meio rural”.

Ao total, foram apresentadas seis novas técnicas de produção: 1) Manejo e conservação de solo e água, com o engenheiro agrônomo Emerson Jose Polonio, 2) Tomate Alternativo, com o técnico agrícola, Mauro Rodrigues, 3) Sistema de Produção Tomatec, com o engenheiro agrônomo Hernandes Takeshi Kanai, 4) Crédito Rural, com Carlos Alexandre, do Banco do Brasil, agência de Marilândia do Sul e com a gerente da Cooperativa Sicredi de Rio Bom, Camila Rocha e 5) Energia Solar, com a equipe da Protel Engenharia, de Marilândia do Sul.

O manejo e conservação do solo foi o tema que mais chamou a atenção do agricultor e médico veterinário, Marcos Morito Higuti, que cultiva soja e milho para silagem. A técnica consiste no plantio intercalado de capim tipo “brachiaria”, para evitar pontos de alagamento e erosões nas lavouras, além de reciclar os nutrientes e deixar o solo mais confortável. “Com essa técnica de plantio vou ter mais produtividade e menos prejuízo”, afirma.

A agricultora Marilza Aparecida Ferreira Benedito encontrou no simpósio técnicas alternativas para cultivar a sua lavoura de tomate, como obter bons resultados na lavoura com a diminuição do uso de agrotóxicos e o uso de telas. Além disso, a produtora rural encontrou um motivo a mais para continuar com o cultivo. “Gostei muito desse evento, por que faz ele é uma extensão do meu trabalho. E amo isso e tira-me todo o stress. Sinto-me realizada quando planto um alimento que vai para a mesa do consumidor. Não tem preço”, ressalta.

“Um evento como esse engrandece os nossos produtores, o nosso município, que sai à frente na produção rural, qualifica a agricultura familiar e mantém o produtor no campo com oportunidades de um vida digna”, disse o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT).

Ao final do evento, houve um jantar de confraternização no pesque e pague Santa Luúcia, um dos pontos turísticos do município.