Saúde - Terça-feira, 07 de Novembro de 2017

Secretarias da Saúde e da Assistência Social realizam evento de prevenção contra o câncer de mama

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e da Estratégia da Saúde da Família (ESF), juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Zilda Arns Neumman, realizou, nesta terça-feira (24), um evento para promover a campanha Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama e de colo de útero. O evento foi realizado em frente à cooperativa Sicredi, no centro da cidade, e reuniu mulheres de toda a população.

“Escolhemos o centro da cidade porque é o local com o maior fluxo de pessoas. Dessa forma, conseguimos alcançar um bom número de mulheres”, disse o enfermeiro e coordenador da ,ESF, Leandro Benedito.

Na ocasião, foram realizados avaliações de saúde (pressão, Índice de Massa Corpórea – IMC) e agendados exames ginecológicos. Para a conselheira tutelar Ângela Vogt, foi uma ótima iniciativa. “É uma forma pertinente de orientar nós mulheres sobre como cuidarmos da nossa própria saúde”, disse Ângela. “Às vezes, o nosso dia-a-dia é tão movimentado que nem paramos para analisar como estamos nos cuidando”, completa.

De acordo com o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT), “sair do polo de saúde e ir ao encontro das pessoas para foi uma iniciativa muito interessante, pois mostra o empenho e a preocupação das equipes de saúde com a população”, salienta.

Mais de 100 mulheres passaram pela triagem e agendaram exames ginecológicos de prevenção contra o câncer de mama e o de colo de útero.