Saúde - Terça-feira, 05 de Maio de 2020

Prefeitura reúne líderes religiosos na luta contra a dengue

Fabrício Evaristo

Técnico em Comunicação

Com o avanço dos casos de dengue no Paraná, sobretudo na nossa região, a administração reuniu o Comitê Municipal de Combate à Dengue com lideranças religiosas no gabinete do prefeito, na tarde dessa sexta-feira (06/03), a fim de evitar uma nova epidemia da doença. Para o órgão, a participação das religiões é de extrema importância, pois é um setor de forte mobilização, facilitando a disseminação de informações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

De acordo com a Autarquia, o município tem 8 notificações, um caso confirmado e duas suspeitas. O último Levantamento de Índice por Amostragem (LIA), feito pelos Agentes de Combate a Endemias (ACEs), é de 5,5, considerado alto e bem acima do preconizado, que é 1.

Na ocasião, o comitê mostrou aos líderes fotos e vídeos de vários focos de procriação do mosquito, encontrados na cidade e no distrito de Santo Antônio do Palmital. “A população já sabe quais as medidas tomar, pois as igrejas, a própria administração estão em constante conscientização e mobilização contra o mosquito. É preciso ser mais severo na punição para aqueles que insistem no problema, pois a dengue é uma questão de saúde pública”, desabafou o pastor Orlando Paiva.

A Prefeitura segue com as ações e estratégias de combate. Na próxima quinta-feira (12/03), haverá um mutirão nas localidades mais caóticas do município. A administração busca, ainda, espelhar-se em outros municípios que aprovaram leis para multar os cidadãos que não cooperam com a causa, como o Quinta do Sol e Paranavaí. “Infelizmente é a saída”, completou o pastor, que teve a adesão de outros líderes e participantes da reunião.