Saúde - Quarta-feira, 11 de Agosto de 2021

Controle de endemias e Vigilância alerta ao aparecimento de escorpiões

Rio Bom está em alerta no que diz respeito ao combate à proliferação de escorpiões, foi achado nesta semana em um terreno, alguns escorpiões, o “Tityus serrulatus” conhecido popularmente como escorpião amarelo, que é a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças. , Por conta disso, a Autarquia Municipal de Saúde, através do Controle de Endemias, faz o alerta e reforça os cuidados.

Como evitar acidentes
• , ,  ,Utilize equipamentos de segurança adequados (ex.: Luvas e calçados fechados) ao manusear materiais que possam servir de abrigo para o escorpião. ,
• , ,  ,Não coloque as mãos em buracos no solo, árvores e folhagens,
• , ,  ,Sempre examine calçados, roupas pessoais, e de cama e banho antes de usá-los,
• , ,  ,Mantenha a casa e quintal limpos, livres de entulho e lixo,
• , ,  ,Vede frestas e buracos na parede e assoalhados que permitam a entrada desses animais no ambiente doméstico.

O que fazer em caso de acidentes
• , ,  ,Não cortar, furar ou fazer torniquete no membro afetado,
• , ,  ,Não sugar o local da ferida e não colocar produtos caseiros no ferimento,
• , ,  ,Lavar o ferimento com agua e sabão,
• , ,  ,Manter a vítima calma e em repouso,
• , ,  ,Levar a vítima para atendimento médico o mais rápido possível,
• , ,  ,Sempre que possível levar ao posto de atendimento junto com a vítima, o animal causador do acidente, mesmo morto, para facilitar o diagnóstico.

Caso encontre um escorpião,” se possível” capturar o animal de forma segura, colocar em um recipiente e comunicar o serviço de saúde, para que seja feita a coleta e encaminhamento desse animal para análise. ,
Telefone: (43) 34681142 ou pelo celular (43)9-98193636

Fonte: ,Prefeitura de Rio Bom