Saúde - Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2017

Odontóloga ministra palestra sobre saúde bucal para gestantes

Da Assessoria

Nesta quinta-feira (16), a odontóloga Dra. Daniela Martinelli ministrou uma palestra com o tema “Saúde bucal na gravidez” para o “Grupo das Gestantes”. Estiveram presentes 16 futuras mamães. Na ocasião, ela alertou sobre várias alterações hormonais que acontecem durante o período gestacional.

“Nesse período, o metabolismo se altera e a gestante fica mais propensa a uma enfermidade chamada gengivite: uma inflamação dos tecidos gengivais, caracterizada pelo sangramento gengival”, alerta a odontóloga.

De acordo com Daniela, infecções bacterianas na gengiva, entram na corrente sanguínea e podem afetar o bebê. “Vários estudos comprovam a relação da gengivite com o parto prematuro e o nascimento de bebês com baixo peso”, enfatiza.

Para preservar a saúde bucal das gestantes, a Dra. deu algumas orientações:

- Dieta balanceada e rica em nutrientes,

- Controlar a ingestão de carboidratos e gordura,

,- Evitar o consumo de doces e refrigerantes,

,- Escolha alimentos frescos e naturais, como frutas, verduras, legumes, peixe, carne e ovos,

- Escovar os dentes após as refeições com escova macia e creme dental,

- Passar o fio dental antes de cada escovação,

Além disso, a odontóloga salientou que são necessárias pelo menos 3 consultas durante a gestação. “É fundamental para a saúde bucal da mãe e do bebê, pois nas consultas serão avaliadas a presença ou ausência de cárie e a saúde gengiva”, completa.

Ao final do encontro, Daniela deu dicas de como higienizar a boca dos bebês, quando começar a levar ao dentista e quando escovar.

O Grupo de Gestantes é uma ação da equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da ,Família (NASF), realizada todas as quintas-feiras, na Unidade de Saúde da Família (USF).