Saúde - Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017

Rio Bom tem maior índice de vacinação contra o HPV da região

Da , Assessoria, com informações da TNOnline

No Outubro Rosa, o Governo do Estado está reforçando a importância da vacina contra o HPV (em português “Vírus do papiloma humano”) na prevenção do câncer do colo do útero. A vacina está disponível em mais de 2 mil unidades de saúde de todo o Estado para meninas de 9 a 15 anos incompletos e para meninos de 11 a 15 anos incompletos.

Embora o índice de crianças e adolescentes vacinados esteja abaixo na região, Rio Bom foi o município da 16ª Regional de Saúde que alcançou o maior índice de vacinados. Segundo dados do órgão, O município imunizou 81% do público-alvo.

A técnica em enfermagem do município, Juscelina Maia de Souza, que atua exclusivamente na vacinação, acredita que o bom desempenho está ligado a um trabalho de busca ativa, que é feito com apoio da tecnologia. “A cidade é pequena, assim a gente lista todas as crianças que devem tomar a vacina e vai acionando os pais das que ainda não tomaram”, comenta. Segundo ela, o chamamento é feito até por grupos de Whatsapp. “Tecnologia é bom para isso também. Mandamos o chamamento para os grupos e a notícia se espalha na cidade”, comenta a vacinadora.

De acordo com o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT), esse resultado é fruto de trabalho um trabalho bem realizado pelo funcionalismo público municipal. “São pessoas competentes, que se empenharam em garantir a imunidade e o bem-estar da população. Afinal, esses são direitos dos nossos munícipes, de todo cidadão”, argumenta.

,MUNICÍPIO

,COBERTURA