Saúde - Quarta-feira, 03 de Janeiro de 2018

Multiprofissionais do CISVIR visitam USF

A equipe de multiprofissionais do Centro Mãe Paranaense esteve na Unidade de Saúde da Família (USF), nesta terça-feira (21), para estreitar o vínculo com o município, conhecer o trabalho da Atenção Primária em Saúde (APS) e divulgar o trabalho que a equipe Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (CISVIR) realiza com as gestantes e crianças em situação de alto risco.

“O nosso objetivo é reduzir a mortalidade materna e infantil. Por isso é necessário realizar esses procedimentos, pois o CISVIR é a referência para realizar o encaminhamento de ambos, e, a porta de entrada para atendimentos no SUS é a atenção primária”, explica a enfermeira obstetra, Viviane Granado Barreira.

De acordo com a enfermeira, a gestante/criança recebe o atendimento primário em seu município e, só será encaminhada ao CISVIR se atingir a classificação de alto risco. “Após esse diagnóstico, é realizado um atendimento muito minucioso por uma equipe multidisciplinar, que envolve assistente social, psicóloga, nutricionista, enfermeira obstetra e médico obstetra”, enfatiza.

Para a enfermeira do município, Rosana Campos, a visita foi muito importante os profissionais de saúde do município. “Eles apresentaram para nós como a equipe de multiprofissionais trabalha com os casos e como os exames são oferecidos. Na ocasião, pudemos também apresentar as nossas dificuldades, como a restrição de algumas gestantes a determinados exames”, completou Rosana.