Saúde - Quarta-feira, 03 de Agosto de 2022

Saúde de Rio Bom é destaque da 16ª Regional no Programa Previne Brasil

Saúde

A equipe da Saúde de Rio Bom participou nos dias 23 e 24 de junho, no Centro de Exposição de Londrina Nei Braga, do Seminário de Qualificação do Desempenho na APS que teve como objetivo promover um espaço institucional de debate construtivo entre as três esferas que fazem a gestão da Atenção Primária, com vistas a qualificação dos processos de trabalho da APS a partir da melhoria dos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil.

Rio Bom fez a apresentação de sua experiência exitosa no Seminário sobre “Indicadores de desempenho (o cuidado à pessoa com hipertensão e diabetes)”, que foi conduzida pelo enfermeiro Leandro Benedito, também estiveram presentes no evento o nutricionista Fábio Avelino Deziro e o Secretário José Benedito de Andrade.

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, o novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: captação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e Incentivo financeiro com base em critério populacional.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

Pensando no princípio de estruturação e acesso, o município realizou a reforma da UBS e implantou consulta com agendamento, possibilitando que as pessoas sejam atendidas em horários estabelecidos, não precisando enfrentar filas, outra possibilidade é que este agendamento pode ser feito via telefone ou whatsapp.

Quando se fala em pagamento por desempenho, o município de Rio Bom é o destaque na 16ª Regional de saúde ficando em primeiro em desempenho  dos 17 municípios, no Paraná está em 14º lugar, no Brasil em 263º.

“A saúde é uma de nossas prioridades em nosso mandato, este destaque apenas é o fruto do trabalho de nossa secretaria” pontuou o prefeito Moisés Andrade.