Saúde - Sexta-feira, 18 de Novembro de 2022

Saúde de Rio Bom alerta para o “Dia Nacional de Combate à Dengue”

Dia Nacional de Combate à Dengue

Saúde de Rio Bom alerta para o “Dia Nacional de Combate à Dengue”

Amanhã, 19 de novembro é o “Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue”. A data serve de alerta para a população sobre a importância da eliminação dos criadouros. A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda e fazer sempre a manutenção de piscinas. Manter lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas e não deixar ao alcance de animais; lavar e trocar a água dos bebedouros de animais no mínimo uma vez por semana; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água.

A data foi instituída pela Lei nº 12.235/2010 com o objetivo de alertar a população sobre a importância de eliminar os criadouros deste inseto. No verão, com as chuvas, há alta na proliferação do mosquito, que se reproduz em água parada.

O secretário de Saúde, José Andrade, fez um apelo para que todos se empenhassem, conversassem e conscientizassem bem os riobonenses, a fim de que todos pudessem entender a gravidade da situação e do que o mosquito é capaz de fazer. "Vamos dar continuidade a esse importante trabalho de proteger o nosso município dos danos desse mosquito”, salientou o secretário.

O trabalho consiste em MUTIRÕES de coleta de lixo e de conscientização da população em limpar seus quintais eliminando todo o tipo de reservatório de água parada.

Caso algum munícipe tenha alguma dúvida ou denúncia, favor ligar para o número (43) 3468-1360.