Saúde - Quarta-feira, 19 de Abril de 2023

ATENÇÃO: Saúde alerta para risco de epidemia de dengue

Dengue

ATENÇÃO: Saúde alerta para risco de epidemia de dengue

A Secretaria de Saúde de Rio Bom comunica a toda a população acerca do risco iminente de uma epidemia de Dengue no município.

As autoridades pedem que os cidadãos e cidadãs ajudem no trabalho de identificar e eliminar os focos criadouros do mosquito aedes aegypt.

"Precisamos combater todos os focos do mosquito. Portanto, pedimos à população que cuidem dos seus quintais, evitando o acúmulo de água parada. Seguiremos trabalhando para evitar uma epidemia no município, mas contamos com o apoio de todos para que isso seja possível", finaliza o Secretário de Saúde José Andrade.

CASOS EM ALTA NO PARANÁ

O boletim epidemiológico da dengue, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (18), confirma mais 3.714 casos da doença no Paraná. O informe revela que 310 municípios tiveram casos confirmados e 253 registraram autoctonia, quando a doença é contraída na cidade de residência.

De acordo com o Informe de Arboviroses, que corresponde ao período sazonal da doença iniciado em 31 de julho de 2022, o Estado soma 12 óbitos, com 21.406 casos confirmados e 140.570 notificações. Mais de 56 mil casos já foram descartados.

O mosquito Aedes aegypti também é responsável, além da dengue, pela transmissão da zika e chikungunya. Durante este período não houve registro de casos confirmados de zika.

Já o panorama de chikungunya no Paraná contabiliza 1.395 notificações e 187 casos confirmados da doença, sendo 49 importados e 116 autóctones.