Administração - Terça-feira, 21 de Junho de 2016

CRAS recebe curso de artesanato para produtores rurais

Da Assessoria

Na última semana, produtores rurais participaram de um curso de artesanato em palha de milho e cores no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Zilda Arns de Rio Bom. O curso foi oferecido pela instrutora do Senar-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná) Cleide Ferreira Matos, e contou com a participação de nove pessoas inscritas.

Na ocasião, os inscritos aprenderam a confeccionar flores utilizando palhas de milho. “Há tempos atrás [a palha] era um material descartável, ou era utilizado como enchimento para colchões, para fazer silo, como alimento para os animais, etc. Neste caso, ela foi destinada ao artesanato para que o produtor aproveite o máximo a matéria prima que ele tem na propriedade”, explicou Cleide.

Para a instrutora, o curso é muito mais que um simples lazer ou ainda uma terapia. “O grande objetivo do Senar é qualificar a mão de obra do produtor rural e fazer disso uma promoção social, na qual ele vai poder qualificar outras pessoas, além de poder fazer disso um comércio, para vender suas peças e, com isso, angariar uma renda para a ajuda da família. Automaticamente ele tem uma função social, uma melhoria da sua qualidade de vida”, ressaltou ela.

Segundo a lavradora Neusa Ferreira, o curso foi coisa de outro mundo. “Foi maravilhoso, inesquecível, por que aprendemos algo que não tínhamos noção da beleza, da maravilha que é mexer com a palha”, ressaltou Neusa.

Além de Neusa, outras oito pessoas participaram do curso e receberam o certificado de capacitação. O curso teve duração de vinte e quatro horas, durante três dias. Segundo a instrutora Cleide, o resultado atendeu às expectativas do Senar.