Assistência Social - Terça-feira, 23 de Maio de 2023

Prefeitura de Rio Bom promove XIII Conferência Municipal da Assistência Social para debater o aprimoramento do SUAS

XIII Conferência Municipal da Assistência Social

O Município de Rio Bom sediou na última quinta-feira (04/05) a XIII Conferência Municipal da Assistência Social, promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social e pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Com o tema "Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos", o evento teve como objetivo analisar, propor e deliberar a política de assistência social, além de definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Durante a conferência, foram abordados cinco eixos temáticos para discussão:

I. Eixo 1 - Financiamento;
II. Eixo 2 - Controle Social;
III. Eixo 3 - Articulação entre os segmentos;
IV. Eixo 4 - Serviços, programas e projetos;
V. Eixo 5 - Benefício e transferência de renda.

A partir desses eixos, os participantes elaboraram propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual, visando aprimorar a assistência social no município.

A conferência contou com a presença de autoridades municipais e da representante do Núcleo Regional da SEDEF (Secretaria do Desenvolvimento Social e Família), a assistente social Juliana Rinaldi. A palestra magna, que abordou o tema central do evento, foi ministrada pela assistente social Juliana Eliza da Silva.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Aparecida Novaes, ressaltou em sua fala o objetivo primordial da conferência: fomentar a gestão democrática das políticas de desenvolvimento urbano, sensibilizar e mobilizar a sociedade para a realidade local, e buscar alternativas para superar dificuldades e problemas existentes. Além disso, a participação popular de diversos segmentos da sociedade foi destacada como fundamental para a formulação de propostas e avaliações sobre a execução da política municipal de assistência social.

O vice-prefeito, Anízio Marcelino dos Santos, justificou a ausência do prefeito e ressaltou a importância da conferência como um espaço vital para a discussão e debate de soluções para os desafios enfrentados no contexto municipal. Ele enfatizou a necessidade de aproveitar esse momento de diálogo entre o governo e a sociedade civil.

Ao final do evento, as propostas apresentadas pelos grupos temáticos para os âmbitos municipal, estadual e federal foram consolidadas, e as delegadas para a XIV Conferência Estadual de Assistência Social foram anunciadas. A titular será a Senhora Maria Aparecida Novaes dos Santos, Secretária Municipal de Assistência Social, e a suplente, Elisângela dos Santos Silva.

A realização da XIII Conferência Municipal da Assistência Social em Rio Bom demonstra o compromisso da prefeitura em promover a participação cidadã e buscar soluções efetivas para a melhoria dos serviços de assistência social. O município reafirma sua dedicação em fortalecer o SUAS e oferecer um atendimento de qualidade à população, buscando sempre o desenvolvimento do nosso município baseado no bem-estar social.