Educação - Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2017

Comportamento infantil e sexualidade foram temas do 2º dia do evento

Nesta quinta-feira (9), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura deu continuidade à Semana Pedagógica de 2017. Os palestrantes convidados, Jaqueline Bonifácio da Silva e Ricardo Desidério da Silva abordaram, respectivamente, os temas “Habilidades socioemocionais, comportamentos difíceis em sala de aula” e “Educação sexual: como abordar a temática em sala de aula”.

Para Jaqueline, que é psicopedagoga, nas grades curriculares dos cursos de pedagogia não há nenhum assunto abordando o tema comportamento infantil e indisciplina na escola. “Por isso eu achei muito pertinente e necessário montar uma palestra a respeito desse tema para que os professores possam melhor manejar a indisciplina na escola”, explicou Jaqueline. “Um trabalho que ensina estratégias eficientes para mudança do comportamento e, ao mesmo tempo, previne comportamentos difíceis”, completou ela.

Para o pedagogo Ricardo Desidério, “é de extrema importância abordar o tema sexualidade, pois hoje a vivenciamos em qualquer espaço. E poder falar com professores que lidam com isso cotidianamente é uma possibilidade de mostrar que falar de sexualidade não é um tabu, pelo contrário, estamos trabalhando a questão de vida. Estamos ensinando valores para as crianças e isso é importante”.

Ricardo apontou que o tema deve dever ser trabalhado constantemente pela instituição. “Quando sou convidado, eu sempre tento atender para que esse pontapé inicial se dê. Por que muitas vezes eu consigo nessas palestras quebrar alguns tabus que ainda estão presentes dentro da sociedade. E a partir disso, o professor consegue perceber o assunto muito mais diferente, de uma forma mais respeitosa”, ressaltou o pedagogo.

A Semana se encerra nesta sexta-feira (10) com o planejamento escolar. As aulas de todas as instituições de ensino da rede municipal começam na próxima segunda-feira (13).

Relembre o primeiro dia do evento: ,http://www.riobom.pr.gov.br/index.php?sessao=b054603368vfb0&,id=1331138 .