Educação - Segunda-feira, 26 de Agosto de 2019

"Prefeitura encerra "Agosto Azul" com torneio de truco"

Fabrício Evaristo

Técnico em Comunicação

A Prefeitura Municipal de Rio Bom, por meio da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), realizou, na última sexta-feira (09/08), o 3º Truco da Saúde. Mais de 70 homens disseram “truco”, em alerta à saúde cardiovascular, ao câncer de próstata, ao sedentarismo, entre outras doenças que o homem pode contrair. O evento encerrou a semana da campanha “Agosto Azul”, ações que visam incentivar a prevenção de doenças e a promoção da saúde do homem.

Além do torneio de truco, os presentes tiveram uma importante palestra, com o tema “O sedentarismo mata”, ministrada pelo doutor em Educação Física, Fábio José Antônio da Silva. Na ocasião, ele ressaltou o uso abusivo das tecnologias e suas consequências. “Com o avanço da tecnologia, muitos de nós nos tornamos paralíticos, pois vivemos presos no mundo das telas de tv, computadores, smartphones, etc. É preciso saber se policiar e reservar um tempo do dia para se alimentar bem e realizar exercícios físicos”, disse Fábio.

AGOSTO AZUL - A campanha teve início na segunda-feira (05/08) e ofertou exames gratuitos, como eletrocardiogramas, solicitação de PSA, pressão e diabetes. Durante os quatro dias atendimento, foram realizadas mais de 200 avaliações pela equipe multidisciplinar de profissionais municipais da saúde.

De acordo com o enfermeiro Leandro Benedito, um dos organizadores do evento, as expectativas de atendimentos foram superadas. Ficamos felizes pela adesão que os homens estão fazendo pela manutenção da própria saúde deles”, ressalta.

“Fizemos uma campanha muito além do esperado. Estamos avançando a cada ano, sobretudo com o apoio do presidente da AMS, Luciano Cesar e do prefeito Ene”, ressalta o diretor da Unidade de Saúde da Família (USF), João Mendes.

Entre os homens, estiveram presentes o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT), os vereadores Erick Fernando (PTB), “Toyota” (PSB) e Zé Lissoti (MDB).