Educação - Sexta-feira, 28 de Setembro de 2018

Alunos descobrem o mundo das correspondências

“Como funciona o envio das cartas para as pessoas?” A curiosidade dos alunos do 2º ano “A” da Escola Municipal Monteiro Lobato motivou a professora Karla Deziró a elaborar um projeto sobre o dia a dia dos carteiros. O projeto faz parte das ações propostas pelo programa “A União Faz a Vida”.

“O objetivo foi conhecer e vivenciar melhor o trabalho dos agentes do correio da cidade de Rio Bom, por meio de entrevistas e envio de cartas”, explica a professora.

O projeto teve início no dia 25 de maio, com a visita exploratória dos alunos ao correio municipal, onde puderam conhecer a estrutura física e organizacional do ambiente. Após a visita, os alunos escreveram cartas e enviaram para pessoas da população local (órgãos públicos, escolas e comércio) e, até para outros estados do Brasil.

De acordo com a professora Karla, o resultado foi muito satisfatório. “Pudemos observar que as pessoas ficaram muito contentes, principalmente pelo fato de o ato de enviar cartas ter perdido espaço para a tecnologia”, enaltece Karla.

Para o carteiro, Maurício Cordeiro dos Santos, a atividade foi uma oportunidade para que as crianças pudessem experimentar o mundo mágico das correspondências. “As cartas puderam aproximar mais as crianças de algumas pessoas importantes do município, além de proporcionar a experiência de enviar e receber cartas de crianças de várias regiões do país. Isso mantém viva a tradição e a magia do envio de cartas”, ressalta.

Para a aluna Manuella de Souza Ribeiro, foi uma atividade muito interessante. “Além de aprender a escrever cartas pude aprender mais sobre o trabalho das pessoas na cidade”, disse.

O aluno Murilo Alves Vilela destacou o conhecimento por ele adquirido durante o projeto. “Por meio das respostas das cartas, aprendi a valorizar o trabalho dos comerciantes e das instituições públicas”, explica ele.

O projeto terminou com a exposição das cartas na Escola Municipal Monteiro Lobato, nesta segunda-feira (10). “Foi uma experiência muito interessante e produtiva, pois pude notar que as crianças se interessaram pelo tema e também por explorá-lo. Com certeza, isso agregou muito na formação pessoal e educacional deles”, enaltece a professora.

Você sabia?

O carteiro chega a entregar de 300 a 400 cartas por dia em Rio Bom. No começo do ano, com os boletos do IPVA, são entregues mais de 1000 cartas. Haja pernas, meu caro!