.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda a Sexta, das 8h30min às 11h30min e 13h00min às 17h00min

Administração - Segunda-feira, 04 de Janeiro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Rio Bom alcança nota 88,25% no ranking de transparência no combate à pandemia

Rio Bom alcança nota 88,25% no ranking de transparência no combate à pandemia


"

O Tribunal de Contas do Paraná publicou, nesta quinta-feira (24/09), em seu ,hotsite ,Info TCE-PR: Coronavírus, os resultados de avaliação realizada entre agosto e setembro a respeito da transparência no combate à pandemia da Covid-19 por parte dos municípios e do Estado.

 ,

A verificação foi feita nos portais da transparência e nos sites governamentais das entidades com base em critérios determinados por uma nova versão do ,Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) ,- indicador desenvolvido pelo TCE-PR em 2018 - inteiramente dedicada ao problema do novo Coronavírus.

 ,

No ranking paranaense, Rio Bom bateu a meta definida pelo estado, com a nota 88,25% e alcançou a 61ª posição entre os 399 municípios do estado. Na região do Vale do Ivaí, Rio Bom ficou atrás apenas de Apucarana / Astorga (94%) e Borrazópolis / Marilândia do Sul (90,25%). O nosso município também se destaca no ranking dos municípios com menos de 10.000 habitantes, quando a média geral desses foi de 58%, enquanto Rio Bom alcançou 88,25%.

 ,

Para o Controlador Interno da Prefeitura Municipal de Rio Bom, Dheison Moro Rossi, a posição do raking é bastante positiva, e deve servir de incentivo ,para proximas avaliações, buscando assim uma posição ainda mas satisfatória.

De acordo com ele, a transparência pública é um dos pilares mais importantes para o aprimoramento da administração pública e para todos os munícipes terem ciência de todas informações de onde e como estão sendo injetado os recursos público.

 ,

“Neste sentido o controle interno de Rio Bom, atuou em conjunto com toda a administração municipal para diminuir a distância entre os cidadãos. Por isso, disponibilizamos as informações da utilização dos recursos públicos em tempo real, em especial as informações referentes ao Covid-19 através de uma página específica para essa informação e tornando de modo mais acessível ao público em geral, para aumentar o controle da correta aplicação dos recursos públicos”, afirma o controlador.

 ,

Avaliação

 ,

Entre os 38 pontos averiguados por servidores do órgão de controle, destacam-se os seguintes: se há publicação de boletins epidemiológicos diários, se são disponibilizados endereços e informações de contato para o atendimento médico de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, se há veiculação da íntegra das licitações, dispensas e inexigibilidades relacionadas ao enfrentamento à pandemia, e se é informada a relação completa dos servidores efetivos, temporários e comissionados nomeados especificamente para auxiliar no combate ao novo coronavírus.

 ,

Ranking

 ,

No total, apenas 4 municípios alcançaram 100% da nota: Cianorte, Maringá, Pato Bragado e Pinhais. Para o coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Rafael Ayres, a situação detectada é preocupante. "Além de estarem descumprindo dispositivos legais expressos que regem a publicidade dos atos da administração pública, entidades com baixo índice de transparência podem apresentar maior chance de ocorrência de fatos ilícitos", afirmou.

 ,

Por outro lado, Ayres elogiou os municípios que se mobilizaram para aprimorar a disponibilização obrigatória das informações, após o Tribunal haver alertado previamente as prefeituras e o governo estadual sobre os critérios que seriam levados em conta na avaliação. "Em alguns portais da transparência, observamos a criação de um espaço específico para reunir todas as informações relativas ao combate à Covid-19, de forma ordenada e sistematizada", destacou.

 ,

Website

 ,

Todas as informações da Prefeitura Municipal de Rio Bom, relativas à pandemia da Covid-19, estão reunidas no nosso site, pelo endereço eletrônico http://www.ingadigital.com.br/transparencia/index.php?sessao=d8729f5fe7c1d8&,id_cliente=1032 . Acesse e compartilhe.

 ,

 ,

Texto: Fabrício Evaristo (técnico em comunicação), com informções da ,Diretoria de Comunicação Social do TCE-PR.

"

283 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UFM - 2022

R$ 18,34

.
.

Prefeitura Municipal de Rio Bom - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.