Administração - Segunda-feira, 04 de Janeiro de 2021

Rio Bom alcança nota 88,25% no ranking de transparência no combate à pandemia

O Tribunal de Contas do Paraná publicou, nesta quinta-feira (24/09), em seu ,hotsite ,Info TCE-PR: Coronavírus, os resultados de avaliação realizada entre agosto e setembro a respeito da transparência no combate à pandemia da Covid-19 por parte dos municípios e do Estado.

A verificação foi feita nos portais da transparência e nos sites governamentais das entidades com base em critérios determinados por uma nova versão do ,Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) ,- indicador desenvolvido pelo TCE-PR em 2018 - inteiramente dedicada ao problema do novo Coronavírus.

No ranking paranaense, Rio Bom bateu a meta definida pelo estado, com a nota 88,25% e alcançou a 61ª posição entre os 399 municípios do estado. Na região do Vale do Ivaí, Rio Bom ficou atrás apenas de Apucarana / Astorga (94%) e Borrazópolis / Marilândia do Sul (90,25%). O nosso município também se destaca no ranking dos municípios com menos de 10.000 habitantes, quando a média geral desses foi de 58%, enquanto Rio Bom alcançou 88,25%.

Para o Controlador Interno da Prefeitura Municipal de Rio Bom, Dheison Moro Rossi, a posição do raking é bastante positiva, e deve servir de incentivo ,para proximas avaliações, buscando assim uma posição ainda mas satisfatória.

De acordo com ele, a transparência pública é um dos pilares mais importantes para o aprimoramento da administração pública e para todos os munícipes terem ciência de todas informações de onde e como estão sendo injetado os recursos público.

“Neste sentido o controle interno de Rio Bom, atuou em conjunto com toda a administração municipal para diminuir a distância entre os cidadãos. Por isso, disponibilizamos as informações da utilização dos recursos públicos em tempo real, em especial as informações referentes ao Covid-19 através de uma página específica para essa informação e tornando de modo mais acessível ao público em geral, para aumentar o controle da correta aplicação dos recursos públicos”, afirma o controlador.

Entre os 38 pontos averiguados por servidores do órgão de controle, destacam-se os seguintes: se há publicação de boletins epidemiológicos diários, se são disponibilizados endereços e informações de contato para o atendimento médico de casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, se há veiculação da íntegra das licitações, dispensas e inexigibilidades relacionadas ao enfrentamento à pandemia, e se é informada a relação completa dos servidores efetivos, temporários e comissionados nomeados especificamente para auxiliar no combate ao novo coronavírus.

Ranking

No total, apenas 4 municípios alcançaram 100% da nota: Cianorte, Maringá, Pato Bragado e Pinhais. Para o coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Rafael Ayres, a situação detectada é preocupante. "Além de estarem descumprindo dispositivos legais expressos que regem a publicidade dos atos da administração pública, entidades com baixo índice de transparência podem apresentar maior chance de ocorrência de fatos ilícitos", afirmou.

Por outro lado, Ayres elogiou os municípios que se mobilizaram para aprimorar a disponibilização obrigatória das informações, após o Tribunal haver alertado previamente as prefeituras e o governo estadual sobre os critérios que seriam levados em conta na avaliação. "Em alguns portais da transparência, observamos a criação de um espaço específico para reunir todas as informações relativas ao combate à Covid-19, de forma ordenada e sistematizada", destacou.

Website

Todas as informações da Prefeitura Municipal de Rio Bom, relativas à pandemia da Covid-19, estão reunidas no nosso site, pelo endereço eletrônico http://www.ingadigital.com.br/transparencia/index.php?sessao=d8729f5fe7c1d8&,id_cliente=1032 . Acesse e compartilhe.

Texto: Fabrício Evaristo (técnico em comunicação), com informções da ,Diretoria de Comunicação Social do TCE-PR.