Educação - Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019

"Chega ao fim o projeto "Esportes na Escola""

Fabrício Evaristo

Técnico em Comunicação

Terminou nessa terça-feira (12/11), o projeto “Esportes na Escola”, vinculado ao programa União Faz a Vida” e idealizado pelos professores Gilmar Fernando, Paola Pereira, Araci Aparerida e Vanielly Oliveira, com o objetivo de incentivar os alunos a praticarem esportes, desligando-os do mundo virtual e trazer os pais para a escola, a fim de aproximá-los da instituição e de seus filhos.

O projeto teve início na segunda semana de julho, por meio de uma expedição investigativa, na qual visitaram o complexo esportivo Lagoão, o estádio Bom Jesus da Lapa, o complexo esportivo Áureo Francisco da Silva (Áureo Caixote), todos no município de Apucarana, onde as crianças puderam ter contato com diversas modalidades esportivas, que vão além das tradicionais, como bocha, atletismo, rugby, badminton, natação, skateboard, ginásticas artística e olímpica, entre outros.

Após as visitas, várias modalidades das quais os alunos tiveram contato, foram trabalhadas na escola, a fim de conhece-las na prática. Além disso, houve o já tradicional torneio de Golf 7, na semana do excepcional, envolvendo a Escola Monteiro Lobato e a Apae e um amistoso de futsal para os menores, entre a “Monteiro Lobato” e a escolinha de futsal de Novo Itacolomi.

Para fechar o projeto, os professores idealizadores do projeto organizaram uma gincana, em novembro, com os alunos do ,período ,matutino, seus pais e professores, que envolveu diversas modalidades lúdicas e esportivas. “Foi incrível e expressiva a participação dos pais nessa gincana. Eles nos deram a chance de praticar esportes junto a seus filhos, sobretudo pelas barreiras temporais que muitos encontram nos idas de hoje”, disse o professor. “Aliás, foi a primeira vez que as crianças tiveram a oportunidade de ver os pais jogarem, já que muitos deles foram atletas expressivos no município”, completou.

Para a mãe Sarita Ribeiro, foi uma experiência intensa. “Estar perto dos filhos e viver essa infância com eles, dentro das atividades escolares, é o sonho de muitos pais e mães de alunos, como eu, mas que, devido à vida agitada, não conseguimos parar e perceber essa grandeza. Agradeço aos professores desse projeto por me darem essa oportunidade”, disse a mãe.

Ao final da Gincana, houve premiação para todos os participantes, para dobrar o incentivo à prática do esporte.