Educação - Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2017

NASF e ESF apresentam calendário de ações para 2017

As equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Estratégia Saúde da Família (ESF) se reuniram, na manhã desta quinta-feira (2), para aprovar o planejamento de ações para 2017. As principais atividades, pré-definidas, são o programa “Saúde Na Escola”, o grupo “Mexa-se”, o “Grupo de Gestantes” e o “Saúde no Bairro”.

As equipes, compostas por nutricionista, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias, psicóloga, fisioterapeuta e odontóloga, oferecem um atendimento completo. Segundo a enfermeira Rosana Campos, “a equipe vai dar continuidade a esses grupos e programas, já existentes”.

SAÚDE NA ESCOLA – Os profissionais de saúde, em parceria com os profissionais da educação, desenvolvem atividades com os alunos da rede de ensino, voltadas ao combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zhyka vírus, chicungunya e febre amarela. “A ideia é utilizar a criança como multiplicador de conhecimento”, explicou Rosana.

“MEXA-SE” – O objetivo do grupo é promover a saúde de pessoas que estão acima do peso por meio de atividades físicas, associadas a três modalidades: a reeducação alimentar, a troca de saberes e o apoio psicológico. Os interessados devem procurar a educadora física Fernanda Franco, na academia de saúde, ou o nutricionista Fábio Deziró, na Unidade de Saúde da Família (USF), ao lado da Biblioteca Municipal.

GRUPO DE GESTANTES – Todas as quintas-feiras, as equipes do NASF e ESF realizam uma roda de conversa com as gestantes do município, para orientá-las e acompanha-las em todo o período de gestação.

SAÚDE NO BAIRRO – O programa oferece à população (urbana e rural) os diversos métodos de prevenção de doenças, a fim de diminuir a frequência das pessoas nos hospitais e outras unidades de saúde. O “Saúde no Bairro” chega ao seu 3º ciclo (reveja outras edições).  ,

As atividades do mês de fevereiro tiveram início nesta quinta-feira (2), com o “Grupo de Gestantes”. Na ocasião, a enfermeira Rosana abordou o tema “Icterícia Neonatal”, uma doença causada pelo aumento do pigmento Bilirrubina, que deixa a pele do recém-nascido amarelada e que pode trazer complicações.