.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda a Sexta, das 8h30min às 11h30min e 13h00min às 17h00min

Educação - Sexta-feira, 04 de Maio de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

APAE celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo

APAE celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo


APAE celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo

"

Prefeitura

 ,

“Ninguém é igual a ninguém”. Esse foi o tema do evento realizado pela APAE Dr. Osvaldo Garcia, de Rio Bom, na tarde dessa terça-feira (3), para celebrar o dia Mundial da Conscientização do Autismo. Na presença de, aproximadamente 100 pessoas, entre elas alunos e professores das redes estadual e municipal de ensino, representantes das secretarias municipais de assistência social e da saúde, autoridades municipais e da sociedade civil, os alunos realizaram apresentações artísticas sobre o trabalho desenvolvido com eles na escola.

 ,

Entre as atividades, houve também uma palestra com a fonoaudióloga Paula Gabrielli Fracassi de Oliveira sobre a conscientização do Autismo e a importância de reconhecer o portador da patologia como cidadão. De acordo com Paula, a sociedade não está preparada para receber essas pessoas. “Como os autistas têm muita dificuldade de interação, a sociedade não consegue responder a esse estimulo, que é natural e, acaba por não entender que o autismo é uma patologia genética e não uma espécie de “cisma” do portador”, explica ela.

 ,

 ,

Para Paula, saber acolher o autista com compreensão, com paciência e alegria, é a melhor forma de a sociedade integrá-los, de fato à sociedade. “O autista tem uma maneira diferente de ver o mundo. Ao encontrar algum, podemos tentar entender as suas manifestações (gritos, estereotipias, etc), podemos tentar acalmá-lo, conversar tranquilamente, olhar nos olhos, por mais que ele tenha fuga do contato visual, tentar tranquilizá-lo, entre outras ações”, acrescenta Paula.

 ,

A fonoaudióloga trabalha com os alunos da APAE em Rio Bom e em Ortigueira, município localizado a 112 km de Apucarana, e diz ser muito gratificante. “A partir do momento em que você consegue causar estímulos em pessoas que não te olham, que não têm o contato físico, isso não tem preço. Você se realiza como profissional e como pessoa”, reconhece.

 ,

 ,

O sentimento da professora Patrícia Deretti é o mesmo. “A APAE pra mim me transformou como pessoa. Há 23 anos como professora nessa instituição, eu continuo aprendendo com os alunos a cada dia. Aprendo a esperar o abrir a bala, ao esperar passar a crise e, principalmente a ter paciência e nunca desistir, por que muitas vezes, nós também temos dificuldades, mas quando chegamos à escola esquecemo-nos de tudo, pois estamos aqui nos doando para as pessoas”, salienta.

 ,

 ,

Na abertura do evento, a diretora Cecília Fracassi salientou que eventos assim são ferramentas fundamentais para que a comunidade e as próprias famílias dos alunos conheçam e entendam melhor o trabalho que a APAE desenvolve com os alunos. ,

 ,

 ,

A escola está em funcionamento desde 1995. Atualmente, são 23 alunos atendidos pela instituição. Para o agricultor Edson Lourenço, pai de um dos alunos, o trabalho que a escola desenvolve muito lhe auxilia. “Quando ele está na escola eu me sinto mais tranquilo. Sinto que ele está mais bem cuidado, por que ele tem à disposição pessoas qualificadas para trabalhar com ele”, disse o pai.

 ,

Os pais de um dos alunos da APAE, Edson Lourenço e Laura Cordeiro

 ,

Para o diretor de planejamento, Evaristo Eduardo da Silva, a APAE tem realizado um trabalho muito bonito e importante, na qual os seus colaboradores se doam e fazem tudo por amor a essas pessoas. Evaristo representou o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT) que cumpriu agenda em evento político em Apucarana.

 ,

Entenda a patologia ,

(fonte: ,https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/autismo/)

 ,

Autismo é um transtorno global do desenvolvimento que acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias, mais os meninos do que as meninas. A patologia , ,é marcada por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente, dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

 ,

Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida, mas dificilmente são identificados precocemente. O mais comum é os sinais ficarem evidentes antes de a criança completar três anos.

 ,

Até o momento, autismo é um distúrbio crônico, mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar.

 ,

Não existe tratamento padrão que possa ser utilizado. Cada paciente exige acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades e deficiências. Alguns podem beneficiar-se com o uso de medicamentos, especialmente quando existem co-morbidades associadas.

 ,

Uma das recomendações dadas pela ciência é ter em casa uma pessoa com formas graves de autismo pode representar um fator de desequilíbrio para toda a família. Por isso, todos os envolvidos precisam de atendimento e orientação especializados.

"

281 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UFM - 2022

R$ 18,34

.
.

Prefeitura Municipal de Rio Bom - PR.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.