Educação - Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2017

Territorialização foi tema de capacitação de ACSs

A enfermeira Rosana Campos realizou, nesta segunda-feira (6), uma capacitação com a equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) da zona urbana. O objetivo foi a atualizar as micro-áreas do município, pelas quais as Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs) se organizam para realizar o controle de classificação de saúde de cada munícipe. A capacitação foi realizada na sala de agentes da Unidade de Saúde da Família (USF).

Segundo Rosana, a área urbana do município é composta por 5 micro-áreas (MA), cada uma sob a responsabilidade de um ACS. “Cada ACS tem, aproximadamente, 150 famílias cadastradas e que devem ser acompanhadas”, explicou a enfermeira.

A necessidade de dividir novamente a área urbana se deve ao fato de as micro-áreas 02 e 04 (veja no gráfico abaixo) apresentarem um número maior de famílias. “Nos últimos 4 anos, o número de residência cresceu significativamente no município. E, para que as agentes possam prestar um trabalho de qualidade, é preciso essa redivisão”, salientou Rosana.

MA

Nº famílias

Hipertensos

Diabéticos

Gestantes

Idosos

Crianças

(até 5 anos)

Fonte: Estratégia Saúde da Família (ESF) Rio Bom.

Para o melhor controle e melhor visualizar as micro-áreas, a equipe se utiliza de um mapa da área urbana do município. “Esse mapa deverá ser atualizado mensalmente, com o intuito de melhorar a atenção às famílias e planejar melhor as estratégias de saúde utilizada numa área”, explicou Rosana.

As capacitações realizadas no município são uma exigência do Ministério da Saúde, por meio do sistema e-SUS ,e APSUS. São, também, parte do processo de educação continuada no setor de saúde.