Educação - Sexta-feira, 07 de Fevereiro de 2020

Autarquia de Saúde realiza evento de prevenção à saúde do adolescente

Fabrício Evaristo

Técnico em Comunicação

Na noite do dia 28/11, a equipe de multiprofissionais de saúde do município realizou um mega evento sobre prevenção ao uso de álcool e drogas na vida de adolescentes e de adultos jovem. O objetivo foi (re)socializar esse público, que muitas vezes são distanciados de sua própria luz, em meio a uma sociedade em alta pressão na atualidade. Estiveram presentes adolescentes da escola Dr. Rebouças, de entidades religiosas e da comunidade em geral, além do vice-prefeito, “Frazinho” (MDB) e dos vereadores Erick Fernando (PTB) e “Toyota” (PSB).

Para abrir o evento, a equipe de saúde apresentou um mini teatro, representando os diversos jovens que se encontram na escuridão por diversos motivos, mas mostra, com um imenso cartaz com os dizeres “Seja luz na Sua Própria Vida” que existe sempre uma luz no fim do túnel. “Todas as pessoas nasceram para brilhar e ser luz para si próprias e para outras pessoas. É preciso sempre nos lembrarmos disso e buscarmos essa força, que vem de dentro. Essa foi a mensagem que quereríamos passar”, explica a enfermeira Rosa Campos.

Na sequência, houve palestras alusivas ao uso de drogas com Luciano da Silva e ,Mauro Braz Giehl, membros da Clínica De Recuperação Para Dependentes Químicos e Alcoolistas “Renascer Na Serra”, do município de Mauá da Serra. Para eles, as drogas transcendem o uso. Estão ligadas a questões sociais, midiáticas e até o comportamento das pessoas. “As pessoas estão cada vez mais deprimidas, devido à grande pressão que o mundo nos prega hoje. São nessas circunstâncias que acontecem a busca pelo consumo do álcool, do cigarro até chegar em drogas mais pesadas. Às vezes, essas pessoas necessitam de um abraço, de uma acolhida para se sentirem amadas”, disse Mauro.

Para abrilhantar o evento, houve um desfile de modas, com adolescentes do município, apresentações musicais com Fabrício Evaristo, Fabão e a Rapaziada e a banda gospel da igreja Assembleia de Deus. “A ideia foi, justamente, mostrar que eles brilham através de seus talentos e, com eles, podem brilhar na vida de outras pessoas, além de animar a nossa noite”, explicou Rosana. “Quero agradecer a todos, sobretudo as lojistas do comércio local que abraçaram essa causa, colocando à disposição as suas coleções para o nosso evento”, finalizou.

Segundo o diretor da Unidade Básica de Saúde (USF), João Mendes, o evento superou as expectativas. “Essa equipe sempre nos surpreende com esses eventos. São sempre criativos e empenhados nas causas, seja na saúde do adolescente, do idoso, do adulto ou da criança e, conseguem deixar a mensagem da Autarquia Municipal de Saúde, que é viver bem e com qualidade”, disse João.