Educação - Quinta-feira, 21 de Junho de 2018

Comissão Municipal se reúne para capacitação sobre violência infantil

Nesta quarta-feira (13), a equipe do Escritório Regional de Apucarana esteve no município de Rio Bom, no Centro Social Urbano, para realizar uma capacitação referente à implementação da “Comissão Municipal de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes”, formada em novembro do ano passado, por meio de Decreto Municipal nº 142/2017. Estiveram presentes no evento representantes de diversas áreas (rede de atendimento ao cidadão) como: Assistência Social, Saúde, Educação, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Na oportunidade, a técnica do Escritório Regional, a Sra. Naara Guirro de Oliveira abordou sobre o tema buscando incentivar a prática de ações e iniciativas voltadas para a prevenção das diversas formas de violência praticadas contra crianças e adolescentes, bem como a violação de direitos e, de que forma, cada segmento poderia contribuir neste sentido.

De acordo com a psicóloga do CRAS de Rio Bom, Vanessa Ribeiro, o CRAS se utiliza de campanhas de conscientização para buscar soluções para tais problemas sociais. “É uma forma eficaz de levarmos à população as formas de combate a violências contra a criança e o adolescente, para que ela possa ser um agente colaborador nessa luta”, ressalta.

Entre as ações realizadas, a psicóloga ressalta o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizada no dia 18 de maio. “Na campanha 18 de maio realizamos atividades voltadas ao público criança e adolescente, e também suas famílias. De maneira a divulgar o Disque Denuncia 181 do Paraná, que teve como resultado um aumento dos casos de denúncia de violação de direitos em todo o estado, e também na oportunidade, apresentamos os órgãos de defesa dos direitos que a população pode procurar também no município de Rio Bom”, enfatiza Vanessa.

Na próxima terça-feira (19), a Rede vai realizar a campanha referente ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho.